O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

é que aparece aqui o artigo 9.° para a qual o Kr. Herculano Galhardo chamou o. atenção do Senado?

Logo após urna revolução, e bem grande ela foi, houve uma. empresa industrial, a maior talvez, que existe no país, qae tinha para despacho, e a bordo de una navio, muitas toneladas de material de caminho de ferro pelas quais pagaria direitos de ç§60 por quilograma. Hccveum dês pacho ministerial pela pasta das finanças, registado pelo Director Geral das Alfândegas, que baixou a importância dos direitos de j560,para é_02.

Sabe V. Ex.a quanto ganhou essa empresa? Cerca de 2:000 contos. ,;Tinha ou não este despacho um sobrescrito end- recado . a uma alta empresa que explorava a maior indústria de Portugal?

Não há dúvida. .

Como o público conhece casos destes, amanhã, quando tenha, conhecimento da aprovação da proposta de lei em discussão, preguntará se o Senado estaria atento a esta discussão ou se-desejaria tam-. bem assinar o sobrescrito dirigido â uma sociedade anónima.

Pesa-me muito trazer casos destes à discussão desta1 Câmara porque, numa liora tam aflitiva como é esta, num transe tam doloroso, desejaria antes fazer calar a minha voz, não protestando nem levantando acontecimentos tam sensacionais. . .

Se fosse levado pelo afecto ou ainda pela admiração, não teria que entrar na discussão e limitar-me-ia a dar o meu voto em sinal de agradecimento e adio i facão pelas pessoas que dirigem essa empresa.

Mas o legislador deixou os afectos, deixou o coração e os agradecimentos nos domínios familiares e vem.aqui defender • os iaterêsses do Estado e sobretudo os interesses do país. > E estes de maneira .nenhuma ficam acautelados nem defendi-,dos desde.que se aprove .esta proposta de lei. .

O Sr. Herculano Galhardo provou-o inteligentemente, não mencionando a .cifra em que seriam lesados 03 cofres do Estado . com o não pagamento dos direitos alfandegários do material eléctrico destinado à electrificação da linha de Cascais. • •

O Sr. Eerculano Galhardo, afinando >o seu costumado bordão, defende toda a

compressão de despesas e sobretudo defende o aumento das receitas,'e deve dizer-se com sinceridade que defende os seus pontos de vista com cretério e brilho; é um bordão do Sr* Herculano Galhardo já muito nosso conEecido e que merece toda a nossa consideração.

Mas se o Sr. Herculano Galhardo não tivesse feito as considerações que fez poder-se-ia dizer que S. Ex.a tinha aparado no caminho o tal sobrescrito.

Já não é o meu porque tratei o assunto no seu aspecto político.

O pensamento do Sr. Herculano Galhardo foi outro que não o meu e provou à evidência que as receitas gerais do Estado eram afectadas .com a aprovação desta lei.

O Sr. Herculano Galhardo (em aparte):— De.ve V. Ex.a acrescentar: e sem que daí adviesse nenhum benefício para o País.

O Orador:—Não sendo arauto do povor porque não tenho qualidades para isso, mas sendo apenas arauto de uma pequena grei de republicanos que estão apostados em defender à outrance a moralidade do próprio regime, em todos.os actos administrativos da República, não podia ficar silencioso, deixando publicar esta proposta de lei, sem dizer .qoais os seus inconvenientes, e por que razão ela tem sido tam bem acompanhada na Câmara dos Deputados e parece sê-lo também no Senado, promovendo-se a sua,discussão o mais rà-pidameate possível.

. Tem vivido eni situação . desafogada que lhe permite dispensar o favor do Estado.

No Anuário. Comercial vemos a constituição dos corpos gerentes de empresa» várias de tal forma feita que .leva o desânimo a todos os republicanos.

Assim vemos monárquicos -.de braço dado c Dm republicanos.

Vemos os Ulrichs declaradamente monárquicos, em cujos salões se ostenta o re-trato.de D. Manuel, governadores do Banco Ultramarino, -possuidores .nos seus cofres de cartas, .as mais'afectuosas, firmadas per republicanos da mais elevada categoria. • .

A 'Sociedade Estoril não deixa de estar na mesma situação. . >'