O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

228 DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 127

Augusto Pedrosa Pires de Lima.
Carlos Mantero Belard.
Carlos Moura de Carvalho.
D. Domitila Hormizinda Miranda de Carvalho.
Fernando Tavares de Carvalho.
Francisco Cardoso de Melo Machado.
Gastão Carlos de Deus Figueira.
Guilhermino Alves Nunes.
Henrique Linhares de Lima.
João Antunes Guimarâis.
João Botto de Carvalho.
João Garcia Nunes Mexia.
João Garcia Pereira.
João Luiz Augusto das Neves.
João Maria Teles de Sampaio Rio.
João Mendes da Costa Amaral.
João Xavier Camarate de Campos.
Joaquim Rodrigues de Almeida.
Joaquim Saldanha.
José Alberto dos Reis.
José Alçada Guimarãis.
José Dias de Araújo Correia.
José Gualberto de Sá Carneiro.
José Maria Braga da Cruz.
José Maria Dias Ferrão.
José Pereira dos Santos Cabral.
José Teodoro dos Santos Formosinho Sanches.
Juvenal Henriques de Araújo.
Luiz Cincinato Cabral da Costa.
Luiz da Cunha Gonçalves.
Luiz José de Pina Guimarãis.
Manuel Pestana dos Reis.
D. Maria Baptista dos Santos Guardiola.
D. Maria Luíza de Saldanha da Gama van Zeller.
Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque.
Sebastião Garcia Ramires.
Sílvio Duarte de Belfort Cerqueira.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Alfredo Delesque dos Santos Sintra.
Luiz Figueira.
Srs. Deputados que faltaram à sessão:
António Carlos Borges.
Artur Proença Duarte.
Joaquim de Moura Relvas.
Jorge Viterbo Ferreira.
Júlio Alberto de Sousa Schiappa de Azevedo.
Luiz Maria Lopes da Fonseca.

O Sr. Presidente:-Vai fazer-se a chamada.

Eram l5 horas e 50 minutos. Fez-se a chamada.

O Sr. Presidente: -Estão presentes 61 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram l5 horas e 55 minutos.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: - Está em reclamação o Diário da última sessão.

O Sr. Pinto da Mota: - Sr. Presidente: pedi a palavra para fazer as seguintes rectificações ao Diário da última sessão:

A p. 219, col. 2.a, 1. 24, suprimir as palavras «E eu»; mais abaixo, na 1. 32, em vez de: «computável», deve ler-se: ((comportável»; na 1. 38, em vez de: «da base IV às», deve ler-se: «à base V das»; na 1. 47, em vez de: «propriamente dito», deve ler-se: adito rendimento ilíquido», e em vez de: «ou», deve ler-se: «e»; na 1. 49º suprimir as palavras: «ou anterior»; na 1. 06, em lugar de um ponto e vírgula, deve mencionar-se uma vírgula, e em vez de: «os», deve ler-se: «se os»; na linha a seguir, em vez de: «aumentaram», deve ler-se: «aumentarem»; em lugar de uma vírgula, adiante da palavra «também», deve mencionar-se um ponto e vírgula, e em Lugar da palavra: «volume», deve ler-se: «quantitativo»; na 1. 58, entre as palavras: «ilíquido» e «é», deve mencionar-se a palavra: «tributável»; na 1. 60, em vez de: «base v», deve ler-se: «base IV»; na 1. 62, a seguir à palavra: «quando», deve mencionar-se a palavra: «haja»; na 1. 64, a seguir à palavra: «positiva», devem mencionar-se as seguintes: «e sejam iguais ao rendimento ilíquido anterior, pois que aquela» e eliminar as palavras: «isto é»; na 1. 65 eliminar as palavras: «sobre esta»; a p. 220, col. 1.ª, 1. l, suprimir as .palavras: «no qual»; mais abaixo, na 1. 16. em vez de: «da», deve ler-se: «de»; na 1. 19, em vez de: «35», deve ler-se: «36»; na 1. 20, suprimir a palavra: «Eu», o em vez de: «formulei», deve mencionar-se: «Formulei»; na 1. 34, em vez de: «o relator», deve ler-se: «o Sr. relator»; e em vez de: «o Dr. Rui», deve ler-se: «o Sr. Dr. Rui»; na 1. 38, suprimir a palavra: «eu»; na 1. 39, em vez da palavra: «conhecia-se», deve ler-se: «ensinava-se que se conhecia»; na 1. 40, em vez de: «o relator», devo ler-se: «o Sr. relator»; na 1. 41, em vez de: «o relator», deve ler-se: «o Sr. relator» ; na 1. 48, em vez da palavra: «de», deve ler-se: «da»; na 1. 49, entre às palavras: «que» e «vida», devem mencionar-se as seguintes: «o custo da»; na 1. 53, em vez de: «£,», deve mencionar-se: «£»; na 1. 56, em vez de: «desgraças», deve ler-se: «desgraçadas consequências»; e, finalmente, na 1. 60, em vez das palavras: ca apresentação da proposta», deve ler-se: «o conhecimento das emendas».

O Sr. Presidente: - Não havendo mais nenhum Sr. Deputado que queira fazer reclamações sobre o Diário, considero-o aprovado com as alterações apresentadas.

Pausa.

O Sr. Presidente:-Srs. Deputados: cumpro o doloroso dever de registar o falecimento de um dos nossos companheiros de trabalho, o ilustre e saudoso Deputado Vasco Borges.

Nada fazia prever um tam brusco desenlace; ou, melhor, só os que de perto lidavam com ele e o sabiam profundamente atingido nas raízes fundamentais da vida é que podiam ter a suspeita de que a sua conservação estava por um fio ténue e à mercê de um acidente emocional ou orgânico.

Ainda na última sessão ele dera demonstrações da sua exuberância e da sua vivacidade, interrompendo, com apartes animados, o orador que na tribuna discorria sobre a proposta relativa aos lucros de guerra. Quem lhe diria a ele, quem nos diria a nós, que eram as últimas palavras que havia de proferir nesta Aasemblea! Triste condição a nossa: de um momento para o outro somos precipitados no fundo do abismo.

O Dr. Vasco Borges caiu em plena refrega e no exercício perfeito da sua actividade. Parece que a morte lhe rondara, há meses, a porta; mas levantara por fim o cerco, sem o deixar deminuído nem alquebrado.