O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE DEZEMBRO DE 1943 22-(35)

Ampliação:

Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real ........... 525.459$42
Liceu Afonso de Albuquerque, na Guarda............... 405.124$78
Liceu Bocage, em Setúbal............................ 19.466$37
Liceu André de Gouveia, em Évora .................... 277.514$19
Liceu Martins Sarmento, em Guimarãis................. 171.808$83
Liceu Sá de Miranda, em Braga........................ 34.537$32
Liceu Emídio Garcia, em Bragança..................... 3.461$20
Liceu Mousinho da Silveira, em Portalegre............ 39.527$89
1:476.900$00

Total dos pagamentos do ensino
Liceal .............................................. 6:962.211$32
Gastos gerais........................................ 186.078$97
7:148.290$29

Ensino técnico:

Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz .... 16.726$35
Escola Industrial Infante D. Henrique, Porto ....... 193.664$00
209.726$35
Totalidade dos pagamentos realizados ............... 7:358.016$64

A) Despesas efectuadas pela Junta em 1943:

Até 30 de Junho ............. 2:655.000$00
Até 30 de Outubro ........... 4:800.000$00

B) Novos edifícios liceais em construção:

a) Liceu Sá da Bandeira, em Santarém. Este Liceu ficou concluído e mobilado, tendo sido entregue ao Ministério da Educação Nacional em 4 de Outubro.
b) Liceu Nun'Álvares, em Castelo Branco. Prosseguem as obras deste Liceu e, embora decorram ainda com morosidade, devido à insuficiência de mão de obra, o edifício já se encontra em parte coberto.
c) Liceu Alves Martins, em Viseu. Também esta obra tem sofrido as consequências de se encontrar numa região de intensa exploração mineira, e por este motivo o incremento não tem sido aquele que seria para desejar em época normal.
Com excepção do corpo de educação física, onde a obra se encontra apenas com as fundações incubadas, nos restantes corpos do edifício a construção vai já aos muros, em elevação de primeiro piso.
d) Liceu Gonçalo Velho, em Viana do Castelo. Esta obra está em andamento normal. A construção encontra-se já ao nível do segundo piso.
e) Liceu João de Deus, em Faro. Nesta obra estão encetadas as terraplenagens e está-se procedendo ao enchimento dos caboucos. Por emquanto o empreiteiro tem procurado sobretudo dar maior incremento à preparação das cantarias necessárias para que o crescimento da obra seja mais rápido.

C) Ampliação de edifícios liceais concluídos ou em curso:

a) Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real. A obra de ampliação neste Liceu ficou concluída, de forma a poderem as novas instalações funcionar desde o princípio do ano escolar com todo o mobiliário e acessórios previstos.
6) Liceu Fernão de Magalhãis, em Chaves. A obra de construção do edifício ficou concluída e todo o mobiliário novo assente no seu lugar.
Está-se actualmente procedendo ao arranjo dos terrenos dos recreios, em harmonia com o plano de urbanização superiormente aprovado, devendo-se este atraso às dificuldades provenientes da falta de veículos para o transporte do grande volume das terras que houver necessidade de escavar.
Pode-se admitir que este Liceu seja entregue, com todas as instalações prontas a funcionar, no fim do ano corrente.
c) Liceu Afonso de Albuquerque, na Guarda. Ficou concluída a obra de ampliação deste Liceu durante o mês de Novembro, devendo proceder-se à entrega das novas instalações ao Ministério da Educação Nacional dentro de poucos dias.
O arranjo e limitação dos terrenos dos recreios está dependente da obra de urbanização, que cabe à Câmara executar.
d) Liceu Sá de Miranda, em Braga. Esta obra de ampliação está concluída e as respectivas instalações vão ser entregues ao Ministério da Educação Nacional.
e) Liceu Martins Sarmento, em Guimarãis. Ficou concluída durante o corrente ano a obra de ampliação neste Liceu, tendo já sido entregue ao Ministério da Educação Nacional as instalações de educação física.

D) Novas instalações ou ampliações de edifícios liceais em estudo:

a) Liceu Gil Vicente, em Lisboa. O projecto de construção deste novo edifício não foi ainda entregue à Junta.
b) Liceu Carolina Michaêlis, no Porto. O projecto deste Liceu encontra-se presentemente no Conselho Superior das Obras Públicas para ser emitido parecer, não tendo porém ainda o respectivo terreno sido adquirido pela Câmara e entregue à Junta.
c) Liceu Infanta D. Maria, em Coimbra. Este projecto encontra-se ainda nas mãos do autor, que ainda o não entregou à Junta.
d) Liceu D. João de Castro, em Lisboa. O projecto deste Liceu encontra-se concluído e vai ser entregue à Junta. Está-se procedendo à implantação do edifício no respectivo terreno adquirido