O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE DEZEMBRO DE 1943 22-(49)

II - Reconhecimento e estudo dos jazigos de ferro, mercúrio, chumbo, caulinos e sais de potássio:

1) Jazigos de ferro:

a) Magnetite:

Macedo de Cavaleiros. - Procedeu-se como em 1942 ao estudo e reconhecimento do jazigo da Amendoeira.
Vila Cova. - Terminaram-se os trabalhos de campo o gabinete da prospecção magnética desta zona, executados pela casa sueca Aktiebolaget Elektrisk Mal-zneletning, de Estocolmo, aguardando-se agora a sua interpretação, a fim de serem projectados os trabalhos de reconhecimento e pesquisa.
Despendeu-se nestes trabalhos a quantidade 156.687$26.
Jazigo de Mondim de Basto. - Foi feito primeiro um reconhecimento magnetométrico desta zona, tendo sido abandonada de momento a idea do estudo de prospecção magnética, por as anomalias encontradas não justificarem esse trabalho.
Grupos noroeste e sudeste de Montemor-o-Novo. - Continuaram-se os trabalhos mineiros de reconhecimento nestes dois grupos nas minas Ferrarias, Serra dos Monges n.° l, Serra dos Monges n.° 2, Herdade do Castelo e Carvalho, Nogueirinha, Serrinha, Vale de Arca, Defesa, Casas Novas e Gamela, tendo sido despendida nestes trabalhos a quantia de 58.365$85.
Foi feito o estudo da prospecção magnética de toda esta zona, estando a ser ultimados os trabalhos para se proceder ao estudo e interpretação do trabalho executado e se elaborar um plano geral de reconhecimento de toda esta área.
Foi despendida nestes trabalhos a quantia de 48.206$84.
Foram executados estudos geológicos de toda esta região.
Odivelas. - Continuaram-se os trabalhos de abertura de poços e galerias, estudos e reconhecimentos desta zona, tendo-se despendido a quantia de 26.042$53.
Foram executados estudos geológicos necessários para o reconhecimento do jazigo, bem como para a prospecção magnética.
Foram iniciados os trabalhos de prospecção magnética, estando o trabalho de campo já terminado, faltando apenas ultimar o trabalho de gabinete.
Despendeu-se nestes trabalhos a quantia de 15.016$.
Alvito e Águas de Peixe. - Procedeu-se aos estudos e trabalhos e limpeza de trabalhos antigos para o reconhecimento do jazigo, bem como aos estudos geológicos necessários para a prospecção magnética.
Foram iniciados, estando já terminados, os trabalhos de piquetagem da zona de Alvito, a fim de, logo que estejam terminados os trabalhos de gabinete referentes à prospecção magnética em Odivelas, serem iniciados os trabalhos de prospecção magnética nesta zona.
Herdade das Casas Velhas e registos mineiros Penedos, Foliados e Terrugem. - Foram iniciados os trabalhos de reconhecimento destes jazigos, situados no concelho de Elvas.

b) Hematite:

Foram iniciados pelos concessionários, segundo um plano estabelecido por este serviço, sob a sua fiscalização e orientação, conforme estipula o decreto-lei n.° 29:725, os trabalhos preliminares de pesquisa e reconhecimento nas concessões Barreiras Brancas n.° l, Veneiro e Barreiras Brancas, tendo sido despendidos nestes trabalhos até esta data 57.071$28.
Foram também iniciados trabalhos do mesmo género por este serviço na continuação do mesmo jazigo para norte.
Terminados estes trabalhos de reconhecimento, proceder-se-á à elaboração do plano geral de reconhecimento a executar em 1944.

c) Ferro e titânio:

Foram continuados os trabalhos de reconhecimento da área deste jazigo entre Sines e Porto Covo, no local denominado Ilha do Pessegueiro.

d)Ferro e manganês:

Continuação dos estudos e trabalhos de pesquisa e o reconhecimento por meio de poços e galerias e limpeza de trabalhos antigos nas minas Toca do Mocho, Serra das Minas, Serra das Tulhas e Herdade da Mandurelha, Rosalgar, a fim de se poder elaborar o plano geral de reconhecimento destas minas no ano de 1944.
Foi despendida nestes trabalhos a quantia de 55.107$15.

2) Mercúrio:

Foram feitos estudos de reconhecimento na zona de S. Pedro de Agostém, Chaves, de vários registos mineiros.
Constatou-se a existência de mercúrio nativo, estando os manifestantes a proceder a pesquisas para reconhecimento do jazigo.

3) Chumbo:

Iniciaram-se os trabalhos de reconhecimento e estudo na zona de Quintanilha.

4) Caulinos:

Foram feitos os primeiros estudos de reconhecimento e estudos geológicos numa grande área a norte do Porto.

5) Sais de potássio:

Foram fiscalizados e acompanhados por este serviço os trabalhos de prospecção sísmica para reconhecimento dos sais de potássio nas zonas de Leiria (Parceiros) e Caldas da Rainha-Obidos, Arelho, executados a expensas do Sr. Francisco Camelo, e no qual deve ter sido despendida uma soma de 500.000$.

III - Continuação do reconhecimento e estudo dos jazigos de carvão:

Continuaram-se os estudos geológicos e tectónicos, levantamentos topográficos e reconhecimentos por meio de sondagens nas zonas seguintes:

Minas de Midões:

Sondagem n.º 7.........lll m,80
Sondagem n.º 8.........lll m,85
Sondagem n.º 9.........85 m,96
Sondagem n.º 10.........148 m,91
Sondagem n.º 11.........126 m,45
Sondagem n.º 12.........160 m,64
Soma......745 m,61

Minas do Cabo Mondego-Sondagem n.° 4, a 780 m,34.
Foi iniciada uma sondagem para estudo da baixa de Quiaios, tendo neste momento atingido a profundidade de 143 m, 55