O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE MARÇO DE 1947 808-(35)

[Ver Tabela na Imagem]

Apesar do considerável aumento de capital mutuado ou invertido, não houve sensíveis alterações em relação a outros anos, por virtude da baixa das taxas de juros nuns casos, por várias razões noutros.

espesas

22. As despesas, como era de prever, aumentaram, sobretudo as que dizem respeito a pessoal. Influíram nisso as subvenções e pouco mais.
E, em consequência da subida dos depósitos, houve acréscimo considerável nos encargos administrativos, que incluem os juros pagos a esses depósitos.
Os seus encargos, que andavam em 1944 à roda de 51:000 contos, atingiram perto de 55:000 em 1945, como pode ver-se nos números que seguem, em contos:

[Ver Tabela na Imagem]

Nota-se que o grande acréscimo nos encargos se deu, essencialmente, nos depósitos à vista e resultou, como atrás se disse, do seu aumento.
De tudo derivou ligeira melhoria nos lucros brutos. Os lucros líquidos mantiveram-se no nível dos do ano anterior, assim como a comparticipação do Estado, que foi de, aproximadamente, 15:400 contos. Os números são
os seguintes:

[Ver Tabela na Imagem]

Os lucros líquidos da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência diminuíram bastante durante o período da guerra pelas razoes já apontadas noutros pareceres e que se resumem no acréscimo de despesa do pessoal por virtude do suplemento de vencimentos e abono de família, no aumento de encargos derivado de maiores depósitos e, finalmente, de menores empregos de capitais ocasionados por excessos de meios monetários c dificuldades na importação.
Todas estas causas foram acompanhadas da baixa de taxas de juro, que atingiram as cifras indicadas no parecer do ano passado 1.
A tendência dos lucros líquidos parece ser agora no sentido de aumento.

Fundos de reserva

23. Os fundos de reserva subiram para 247:533 contos e distribuem-se como se mostra no quadro que segue, em contos:

[Ver Tabela na Imagem]

Representam, em relação a 1930-1931, o aumento de J 84:215 contos.
Desde 1928 até 1945 o desenvolvimento dos diferentes fundos de reserva acentuou-se principalmente no que diz respeito à conta de títulos.
As demais contas, umas subiram ligeiramente, outras mantiveram-se. Não houve, porém, grandes diferenças.

Caixa Nacional de Crédito

Activo

24. Nesta instituição também se iniciou o desenvolvimento do crédito. O total do dinheiro mutuado subiu de 487:520 contos para 529:577 contos - um aumento de

1 Ver Parecer sobre as Contas Gerais do Estado de 1944, p. 38.