O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

288-(178) DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 132

QUADRO XVII

Manufacturas diversas

[Ver Quadro na Imagem]

Pode dizer-se que o decréscimo foi geral, tanto em tonelagem como em valor, mas acentuou-se muito nas obras de matérias minerais e vegetais e em diversas.
A diminuição de 100:000 contos no que se exportou por este capítulo constitui um sintoma desanimador, sobretudo no momento actual. O quadro XVIII, que se menciona a seguir, indica, em toneladas e contos, algumas cifras que dão a ideia das variações do comércio exportador de diversas mercadorias entre os anos de 1946 e 1947:

QUADRO XVIII

[Ver Quadro na Imagem]

A menor exportação de bebidas trouxe naturalmente quebra no vasilhame de madeira enviado para fora. Nos cascos e barris essa quebra foi substancial.
Na cortiça em obra, que em 1946 atingiu 375:000 contos, a diminuição não foi tão grande como podia julgar-se, .porque andou à roda de apenas 24:000 contos - ou 352:000 no total exportado em 1947. E um bom sintoma e conviria defender esta mercadoria pelas razões já apresentadas no texto.
Houve decréscimos em quase todas as matérias minerais exportadas, no vasilhame de garrafas e garrafões, no fibrocimento e em outras.
A baixa acentuou-se nas obras de metais preciosos e nos livros impressos. Progrediram um pouco as obras de ferro e aço, o papel e os livros e os medicamentos e aparelhos cirúrgicos. Contudo foi ainda a cortiça que sustentou a importância do valor total exportado, e será ela que possìvelmente o sustentará ainda no futuro.

V

NOTA FINAL

Alterações no comércio externo em 1947

14. A análise que ràpidamente acaba de fazer-se mostra em síntese as causas que levaram em 1947 a maior déficit na balança comercial. No entanto, para claramente se ajuizar da importância dos pesos e valores exportados neste ano em relação ao anterior, publica-se um quadro, que à primeira vista oferece a súmula do que se passou. Ele dá-nos as variações nos dois anos agora estudados.