O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE DEZEMBRO DE 1952 289

Lisboa-Flores (Açores) - cerca de 1400 milhas, 8 dias (paquete Carvalho Araújo, com escalas pela Madeira e portos os Açores).
Lisboa-Flores (Açores) - cerca de 1000 milhas, 3 dias (paquete Carvalho Araújo directo).

Custo das passagens por dia. - Comparação feita pelos dias que leva o Vera Crus ao Brasil com o Carvalho Araújo aos Açores.

[Ver Quadro na Imagem].

De qualquer das maneiras as passagens por dia na carreira dos Açores são sempre mais baratas em média 70 por cento.

Custo das passagens por milha:

[Ver Quadro na Imagem].

Na tarifa dos Açores as passagens por milha são mais baratas cerca de 60 por cento.

Custo e comparação das lotações:

A lotação completa do Carvalho Araújo é de:

10 lugares de luxo;
68 lugares de 1.ª classe;
78 lugares de 2.ª classe;
98 lugares de 3.ª classe;

no total 254 lugares, que de Lisboa às Flores custam .......... 352.151$20
A mesma lotação no Vera Cruz, na mesma distância, custaria .... 793.947$50

Mais do dobro que no Carvalho Araújo.

Comparações por classe:

2 camarotes de luxo (para 4 pessoas) no Vera Cruz custam de Lisboa para o Rio de Janeiro ...................................... 146.900$00
26 camarotes de 1.ª classe (para 68 pessoas) no Carvalho Araújo custam de Lisboa para as Flores ............................... 143.133$20

2 camarotes de luxo do Vera Cruz custam mais do que a lotação completa da 1.ª classe do Carvalho Araújo.

Comparações por classe:

10 lugares em camarotes de 2.ª classe no Vera Cruz, para oito dias de viagem, custam ....................... 107.500$00
78 lugares em camarotes de 2.ª classe no carvalho Araújo, ou seja a lotação completa desta classe, custam para o mesmo tempo ............. 107.897$40

A lotação completa da 2.ª classe do Carvalho Araújo custa tanto como 10 lugares de 2.ª no Vera Cruz.
10 lugares em camarotes de 3.ª classe no Vera Cruz custam ............ 67.800$00
98 lugares em camarotes de 3.ª classe no Carvalho Araújo custam ...... 65.816$80

A lotação completa da 3.ª classe do Carvalho Araújo custa menos que 10 lugares no Vera Cruz.

Crianças:
Tarifas das outras carreiras - Com mais de 10 anos, 1 passagem; de 5 a 10 anos, 1/2 passagem; de 1 a 5 anos, 1/4 de passagem.
Tarifa dos Açores - Com mais de 12 anos, 1 passagem; de 8 a 12 anos, 1/2 passagem; de 3 a 8 anos, 1/4 de passagem.

Observação. - Os preços foram tirados das tabelas em vigor.
Apesar das diferenças existentes entre as diversas categorias dos paquetes mencionados nestes mapas, os resultados obtidos através das comparações neles feitas dão que pensar, tanto mais que não foram consideradas as demoras imprevistas, muito frequentes na carreira dos Açores, por causa do mar e da insuficiência da maioria dos portos.
Outro ponto é o do número das viagens.
Ao contrário do que o Sr. Deputado Sousa Meneses pensa, sou de parecer que os novos navios de 600 t poderão resolver em parte a dificuldade, libertando os navios maiores de algumas escalas obrigatórias, que os forçam a demoras inconcebíveis. Os inconvenientes do transbordo para os portos de menor movimento serão compensados pela vantagem da maior rapidez ou da maior frequência das viagens da linha fundamental - Lisboa-Açores.
E já que estou a falar de transportes para os Açores e entre as ilhas dos Açores, não quero deixar de assinalar a conveniência de incluir a actividade da S. A. T. A. no domínio da companhia ou sociedade que o Governo pretende organizar, segundo se declara e anuncia na presente proposta de lei.
Nem só as grandes linhas e os grandes aeródromos devem ser considerados. Também as linhas e os aeródromos secundários não são tantos que não possam ser atendidos. Por outro lado, proporcionam benefícios que as populações e o próprio Governo já não podem dispensar.
Em S. Miguel, o Aeródromo de Santana, pelo mau estado das pistas, terá de ser qualquer dia abandonado.
Uma vez levantei nesta Assembleia a questão do pagamento ou da actualização das rendas dos terrenos dos Aeródromos de Santana e de Santa Maria. As minhas palavras podem não ter tido importância. A razão que as animou é que já não tem palavras que u traduzam.
Sr. Presidente: dando por findo o meu breve comentário ao Plano de Fomento no que interessa ao continente e ilhas adjacentes, vou dedicar a minha atenção a dois pormenores do que interessa ao ultramar:
1.º A Bélgica depois da guerra dotou largamente o Institut National pour l'Étude Agronomique du Congo Belge (I. N. E. A. C. B.), criado em 1934, e que já dispunha em cada ano de 120.000:000 de francos belgas, e fundou em 1947 o Institut pour la Recherche Scientifique au Congo (I. R. S. A. C.), habilitando-o de começo com 3:000.000:000 de francos franceses, para coordenar as actividades de todos os outros centros de investigação científica e promover ainda a criação das demais instituições que julgasse convenientes.
A França tem o Office de la Recherche Scientifique d'Outre-Mer (O. R. S. O. M.), ao qual estão ligados todos os institutos de investigação científica de além-mar, como o Institut d'Afrique Noire, em Dacar, o Institut des Études Centre-Africaines, em Brazzaville, e outros espalhados por todos os territórios franceses da África.