O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1959 13

29. No quadro VII indicam-se os índices mensais das indústrias extractivas nos 1.ºs semestres de 1957, 1958 e 1959, em que se adoptou, como amostra representativa, as produções de carvão, estanho, volfrâmio e pirites.

QUADRO VII

índices de produção das indústrias extractivas (Base: 1968)

[Ver tabela na imagem]

No 1.º semestre deste ano, o índice da produção industrial, em valor médio, diminuiu cerca de 5 pontos em relação ao período homólogo do ano anterior, o que denota contracção considerável, se atentarmos no baixo nível de produção já registado em 1958. Este decréscimo de actividade parece ter sido devido, na sua maior parte, à quebra verificada na extracção de concentrados de cassiterite e de pirites, uma vez que nas restantes produções incluídas na amostra não se verificaram alterações sensíveis.

30. Em relação às indústrias de alimentação e bebidas, a que respeita o quadro seguinte, incluíram-se na amostra as indústrias de conservas de peixe, moagem de farinhas espoadas, refinação de açúcar, massas alimentícias e cerveja.

QUADRO VIII

Índices de produção das indústrias de alimentação e bebidas

(Base: 1953)

[Ver tabela na imagem]

Gomo pode verificar-se pela análise do quadro precedente, a produção neste sector registou, no decurso do 1.º semestre de 1959, ligeira expansão, para o que contribuíram todas as produções englobadas na amostra - em especial a de massas alimentícias -, a excepção da indústria de conservas de peixe, que sofreu uma quebra no valor da sua produção de 29 por cento.
Todavia, este comportamento da indústria de conservas de peixe, análogo ao verificado em idêntico período de 1958, não parece poder atribuir-se a dificuldades de escoamento para os mercados externos, em virtude de se ter verificado substancial acréscimo, em quantidade e em valor, na exportação destes produtos no decurso deste ano.

31. Na primeira metade do corrente ano, a produção das indústrias de têxteis, vestuário e calçado continuou a aumentar, embora o ritmo de crescimento tenha sido ligeiramente inferior ao do período homólogo de 1958

QUADRO IX

Índices de produção das indústrias de têxteis, vestuário e calçado

(Base: 1958)

[Ver tabela na imagem]

No sector dos têxteis parece útil referir a expansão, ainda que ligeira, do volume das importações de algodão para abastecimento da respectiva indústria e o substancial acréscimo da importância relativa naquele total dos importações provenientes do estrangeiro.

32. Em valor médio, o índice de produção das indústrias de madeira, cortiça e mobiliário, depois de ter aumentado cerca de 9 pontos no l.º semestre de 1958, sofreu, em igual período do corrente ano, uma diminuição de 4 pontos, o que reflecte, em parte, as dificuldades que se deparam actualmente.

QUADRO X

Índices de produção das indústrias de madeira, cortiça e mobiliário

(Base: 1963)

[Ver tabela na imagem]

A análise do quadro anterior mostra ainda uma descida quase contínua da produção no último semestre, ao contrário do que se verificou nos períodos homólogos precedentes, o que faz recear um agravamento da contracção assinalada no decurso do ano.
Em relação à cortiça, embora o volume da produção da indústria tenha aumentado principalmente no que se refere a cortiça semimanufacturada, as quantidades exportadas de cortiça não manufacturada e em obra aumentaram de Janeiro a Agosto do corrente ano.

33. A análise do comportamento nas indústrias químicas e dos petróleos fez-se com base nas produções de ácido sulfúrico, resinosos, sulfato de amónio, superfosfatos, tintas e vernizes e, ainda, de sabões e detergentes.