O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1959 39

[Ver tabela na imagem]

A comparação do processamento das despesas de administração civil em 1958 com os resultados registados nos últimos anos mostra quebra sensível no seu ritmo de expansão, o que põe em evidência o espírito de prudência observado no período financeiro precedente, de caracterizada transição.
Todavia, não pode deixar de salientar-se que foram as despesas orientadas para o investimento as que mais contribuíram para o acréscimo total dos encargos de administração civil, tendo vindo a melhorar a sua participação relativa neste conjunto - como pode observar-se no quadro que a seguir se insere.

QUADRO LIV

[Ver tabela na imagem]

É de assinalar o progresso das despesas de investimento - não só no sector orçamental, como também em relação ao conjunto da administração central -, as quais nos últimos anos têm revelado persistente tendência ascendente, atingindo já em 1958 montante superior ao das despesas de funcionamento.
Mas, como as despesas de investimento envolvem encargos de funcionamento, importa que entre aquelas se continue concedendo, tanto quanto possível, preferência às de maior produtividade, para que se possa manter o ritmo das aplicações em investimento.

116. Com vista a proporcionar uma visão mais pormenorizada da evolução dos encargos com os serviços sociais, culturais e económicos, apresenta-se o quadro LV.
QUADRO LV
Despesas doa serviços sociais, culturais e económicos
Funcionamento e investimento
(Milhares de contos)

[Ver tabela na imagem]