O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1960 57

QUADRO LX

Despesas orçamentais

Autorizações de pagamento

(Em milhares de contos)

[ver tabela na imagem]

Como mostra o quadro precedente, o total das autorizações de pagamento emitidas até 30 de Agosto aumentou de 898 000 contos em relação ao montante registado em igual data do ano anterior, o que evidencia afrouxamento do ritmo de expansão.
Esta contracção da taxa de crescimento das despesas públicas deve-se, fundamentalmente, às despesas ordinárias, que se elevaram apenas de 173 000 contos, contra 441 000 contos no ano anterior. Deve, no entanto, assinalar-se que a expansão registada em 1959 representa um comportamento excepcional, porquanto resultou, na sua maior parte, do aumento de encargos determinado pelo reajustamento dos vencimentos do funcionalismo.
Por seu turno, as despesas extraordinárias autorizadas nos primeiros oito meses do ano em curso revelam um acréscimo de 720 000 contos, o que representa um aumento da respectiva taxa de crescimento em relação aos anos anteriores. No comportamento das despesas extraordinárias em 1960 tiveram influência determinante as necessidades impostas pela execução do II Plano de Fomento.
Em relação ao futuro comportamento das despesas públicas, parece possível prever-se que no decurso dos próximos anos, e em especial no período financeiro a que respeita a presente proposta de lei, se não registe evolução muito diversa da observada nos últimos anos.
Contudo, na medida em que se tem dotado melhor os serviços, se tem beneficiado as condições de vida dos que trabalham na Administração, se contribui mais significativamente para o desenvolvimento económico, tanto mais difícil se torna obter, sem pro-