O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2210 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 87

serra da Marofa, cuja instalação teve como fim a cobertura do distrito, objectivo atingido, excepto no que respeita a certas zonas da serra da Estrela, que requerem medidas especiais.
No distrito de Bragança, e propriamente na cidade de Bragança, não tem praticamente visibilidade, pelo que a Radiotelevisão Portuguesa projecta instalar na serra de Nogueira um retransmissor. Em Freixo de Espada à Cinta, muito mal em todo o concelho; em Macedo de Cavaleiros, muito mal na freguesia de Chacim; em Miranda do Douro, muito mal na maior parte do concelho, vendo-se apenas razoavelmente nas povoações de Sendim e Duas Igrejas. Em Mirandela as imagens são pouco nítidas e por vezes escuras, vendo-se regularmente no resto do concelho. Em Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Vimioso e Vinhais a recepção é feita em boas condições.
No distrito de Vila Real, na própria cidade vê-se bem. Em Alijo, mal na parte baixa do concelho.

O Sr. Teles Grilo: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Orador: - Faz favor.

O Sr. Teles Grilo: - Estou a acompanhar com muita atenção a intervenção de V. Ex.ª, não só porque V. Ex.ª empresta sempre muita objectividade e muito brilho a todas as intervenções que faz nesta Câmara, mas também porque o assunto interessa de maneira particular a uma extensa região do distrito de Vila Real, que tenho a honra de aqui representar.
Quero referir-me, concretamente, à cidade de Chaves e às vilas de Montalegre e Boticas, todas cabeças de concelho e com uma população próxima dos 20 000 habitantes.
O panorama, nessas localidades, e necessariamente nas zonas circunvizinhas, é realmente desolador, quanto às condições de recepção das imagens.
V. Ex.ª benèvolamente, qualificou essas condições de más.
Vai permitir, porém, que eu faça uma pequena rectificação: é que essas condições não são más, são péssimas, detestáveis mesmo. E é realmente lamentável que isso aconteça, quando se atente, sobretudo, em que Chaves é a cidade mais populosa da província de Trás-os-Montes.
Evidentemente que nesta curta intervenção não poderei aprofundar largamente o problema, mas tenciono fazê-lo em breve e deste mesmo lugar.
Não quero, no entanto, deixar de louvar V. Ex.ª por ter tido a feliz ideia e decisão de trazer ao conhecimento desta Assembleia, e através dela ao conhecimento do Governo, certos aspectos nada dignificantes de um serviço que é, efectivamente, de utilidade pública e que, por isso mesmo, bem mereceria e deveria ser gerido de forma a atingir os altos fins que lhe são próprios e, aliás, estão consignados no respectivo decreto de concessão. Por isso, apoio inteiramente as palavras que V. Ex.ª acaba de proferir.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Agradeço muito as palavras amáveis que V. Ex.ª me dirigiu e que constituem uma achega valorosa à minha modesta intervenção.
Em Boticas mal, em Chaves mal; em Mesão Frio mal na parte baixa, em Mondim de Basto bem, em Montalegre mal, apenas na freguesia de Chã se vê bem. Em Murça e Peso da Régua, bem. Ribeira de Pena, muito mal. Santa Marta de Penaguião, mal. Sabrosa, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, bem.
No distrito de Viseu a recepção faz-se em boas condições nos concelhos de Viseu, Carregai do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tondela e Vila Nova de Paiva. Em condições menos favoráveis nos concelhos de Armamar e Oliveira de Frades.
Nalguns pontos montanhosos do concelho de Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira e Vouzela as condições de recepção são muito deficientes, sendo a vila de Vouzela uma zona escura. No concelho de Resende é zona escura a região de Caldas de Aregos e no de S. João da Pesqueira são também zonas escuras as freguesias de Nagozelo e Soutelo do Douro.
Pelo que toca ao concelho de S. Pedro do Sul, vê-se deficientemente nas freguesias de Várzea e Bordonhos e são péssimas as condições de recepção nas Termas e na povoação de Figueirosa, da dita freguesia de Bordonhos. E no concelho de Tarouca pode dizer-se que, apesar do retransmissor do Marão, as condições são ainda deficientes.
No distrito de Leiria de uma maneira geral a recepção faz-se em boas ou razoáveis condições, excepto em Porto de Mós e especialmente em Mira de Aire, onde a visibilidade é péssima.
No concelho da Nazaré as condições de recepção são más, excepção feita aos lugares de Sítio e Famalicão.
No distrito de Coimbra são boas as condições de recepção.
No distrito de Castelo Branco de uma maneira geral a recepção é boa, excepção feita a algumas zonas dos concelhos de Idanha-a-Nova e Fundão.

O Sr. Martins da Cruz: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Orador: - Faz favor.

O Sr. Martins da Cruz: - V. Ex.ª falou no distrito de Castelo Branco e eu talvez possa dar um pequeno esclarecimento. Há localidades neste distrito onde a televisão portuguesa não se capta nem bem, nem mal, nem pessimamente. Não se capta! Mas capta-se a televisão espanhola.

O Orador: - Mais adiante farei referência a isso. No Algarve acontece o mesmo e nalgumas localidades já se estão a voltar muitas antenas para o canal espanhol. E a esperança que nos resta.
No distrito de Santarém houve apenas os seguintes reparos: nas povoações de Alcanena e de Minde, do concelho de Alcanena, e na freguesia de Vaiada, do concelho do Cartaxo, e em quase todo o concelho de Constância, a recepção não satisfaz inteiramente. No concelho de Santarém, em Amiais de Baixo, a recepção faz-se em péssimas condições. Em Alcanede, Almoster e Moçarria acontece por vezes a imagem não ser muito nítida e apresentar zonas escuras, tal qual como em Vilar dos Prazeres e Vila Nova de Ourem. Em Azoia de Baixo as imagens e audição são alternadamente boas e más.
Como se depreende, no resto do distrito, que em boa verdade é a maior parte, a radiotelevisão portuguesa é captada em razoáveis condições.
No distrito de Portalegre vê-se bem, ou mesmo em óptimas condições, em Alter do Chão, Arronches, Avis, Castelo de Vide, Grato, Fronteira, Gavião, Marvão, Monporte, Nisa, Ponte de Sor e Sousel. Em Portalegre vê-se em perfeitas condições, à excepção do sítio de Monte Carvalho, da freguesia de Nisa. Em péssimas condições - no