O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3496 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 139

séculos que repercutem salmos, hossanas e palavras sacras, que gerações penitentes gravaram nu sua alma lavada e pura!
Mas nela admiramos também, e do mesmo modo, a traça urbanística dos nossos dias, que, de moderna, a torna irreconhecível, nas suas avenidas largas e saudáveis; nos seus bairros geométricos, mas mimosos; nos quarteirões de elegante recorte; nos seus parques frondosos, de que pinga a frescura, na ardência da canícula estival!
Destarte nós saudamos, em Viseu, este encontro do passado com o presente, feito todo de harmonia e que é milagre do gosto da sua gente, do trabalho realizador das suas corporações.
E, ao homenagearmos a cidade do trabalho, que ostenta, mais do que qualquer outra, o brasão de ter formado o espírito do primeiro trabalhador português - como o de V. Ex.ª, Sr. Presidente, que dela é excelente ornamento -, nós não esquecemos o esforço notável que as suas entidades político-administrativas vêm desenvolvendo no sentido de darem forma a muitas das múltiplas aspirações turísticas!
Entre estas, salientamos as vias do comunicação, com incidência mais directa nos vários circuitos turísticos, entendidos no grau regional.
Entre tudo, há que apontar as altas vantagens da utilização imediata do Aeródromo de Gonçalves Lobato, como aeroporto de escala do tráfego interno, nas ligações aéreas entre o Norte e o Sul do País.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Por outro lado, é do mais alto valor, no domínio económico-turístico, uma ligação mais rápida entre a estação do caminho de ferro de Santa Comba Dão e Viseu, que a transformação da via reduzida em via larga naturalmente facultaria.
Na impossibilidade de que tal se venha a concretizar, ao menos não seria despicienda a correcção do actual traçado, com a utilização de automotoras rápidas destinadas às principais ligações.
E entre as vias rodoviárias salientamos a necessidade imperiosa de se rasgarem novas vias turísticas, ligando por traçado amplo, verdadeira auto-estrada, a via internacional, na sua bifurcação de Nelas ou de Urgeiriça, a Viseu, pondo-a, assim, em comunicação, pelo vale do Vouga, com o litoral, onde brilha na sua ridente beleza a donairosa cidade de Aveiro.
O percurso actual, da chamada estrada do vale do Vouga -como o da sua via férrea-, pela estreiteza e irregularidade do seu traçado, não sastisfaz às mais elementares exigências de um tráfego normal; muito menos satisfaz às que um tráfego turístico médio impõe, como condição de rapidez, do comodidade e de segurança.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - De alto interesse é também, neste capítulo, a rectificação e pavimentação betuminosa da estrada que de S. Pedro do Sul leva a Castro Daire, porque, correndo numa região de raros cambiantes, oferece recortes de invulgar excelsitude, que são mais cio que mimos, segredos da Natureza!
Mas todos estes itinerários, todas as legítimas implicações do complexo turístico, requerem pontos de apoio, centros de atracção, meios de recreação e cultura, cuja inventariação, existente ou possível, imperioso se torna apontar.
Entre os pontos de apoio urge salientar que a cidade de Viseu vai contar, a partir de meados do ano corrente, com duas unidades hoteleiras da mais alta valia no turismo regional: o Hotel Grão Vasco, com os seus 55 quartos, e o Hotel Avenida, de número equivalente a 53.
Estas arrojadas obras da iniciativa privada bem merecem o apreço dos Viseenses e das entidades oficiais, porquanto vêm preencher uma lacuna que de há muito se fazia sentir.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Mas a circundar o pólo turístico da cidade de Viriato encontramos o apoio hoteleiro que à capital do distrito fornecem os recursos dos concelhos vizinhos, com particular relevo para o Hotel da Urgeiriça, numa zona em que a vegetação vestiu galas de luxúria; a Estalagem de Viriato, embevecida nos murmúrios doces das cachoeiras do Dão; a Estalagem de S. Jerónimo, no alto do Caramulo, debruçada sobre uma das mais belas paisagens da Beira, a acenar à Estrela a sua beleza gárrula, toda feita de contrastes, na tira segura e colorida dos seus alcantis.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - E mais longe a de Lamego, mesmo à ilharga do Santuário da Senhora dos Remédios, preces em flor, graças do céu a cair docemente sobre a veneranda Sé, revendo-se no seu castelo, atalaiado de presenças imperecíveis do passador na igreja de Almacave; na cisterna e no museu!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Mas são ainda aspirações que aguardam a sua concretização, neste domínio: a da edificação de uma pousada no antigo Convento de S. Cristóvão, no trajecto que de S. Pedro do Sul leva, por Vale de Cambra, ao Porto; a da construção de uma estalagem no monte de S. Macário, ermitério de tão recuada tradição, centro, em todos os tempos, de devoção religiosa, local privilegiado, entre os mais privilegiados do País, pela extensão da panorâmica, pela sinfonia policroma que a rodeia, de costas voltadas a uma povoação onde a tradição medieva se mantém quase intacta na fisionomia habitacional e nos costumes da sua gente: é Pena - uma povoação incrustada no pó do mistério e da lenda!
S. Cristóvão, um convento em ruínas de dilatada memória; convento onde ainda agora, por entre os soluços do rio que lhe beija os pés, nas noites calmas, se enrodilham salmos e cânticos de frades que vêm do fundo dos séculos!
Mas para pousada ou estalagem temos na zona norte do distrito sítio ideal, a que não poderá também faltar o concurso do turismo e dos monumentos nacionais, pelas vias que se lhes oferecerem: é a Casa dos Coutinhos, em Penedono, edifício que se vem arruinando, solar célebre do celebrado Magriço, tornado fama da fama dos «Doze de Inglaterra»!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - E adjacente o castelo, de gloriosa memória, trazida no fio da história, em mensagem que já gritava lealdade, fé e coragem desde a reconquista cristã!
Regressando à capital do distrito, já a Câmara Municipal, pelos seus serviços de turismo, se apronta para inaugurar uma nova sede da instalação destes serviços, reputada como dás melhores do País, com salas de recepção e de