O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

976 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 54

Acredito que os educadores e os mestres nem sempre possam fazer milagres, mas têm que edificar mais alto.
Saiu-lhes das mãos a juventude ardorosa que se bate nas fronteiras, que luta pela vida activa e construtora que continua mas em ascensão.
Os escultores hão-de modelar melhor mas para o fazerem, têm de proceder ao exame de consciência colectiva, conhecer uma teoria de motivações, escolher e optar tantas vezes entre os caminhos para chegar à hipótese seguinte.
Desde os Gregos ilustres que o comportamento da cidade dita o ponto de partida para a educação - para a educação e para as leis.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Marques Teixeira: - Sr. Presidente: Antes do mais, apraz-me exprimir sentimentos de simpatia e admiração ao ilustre Deputado Dr. Braamcamp Sobral pela feliz iniciativa da apresentação do seu aviso prévio. É redundante tentar explicitar e realçar o seu fundamento, oportunidade e projecção tão evidentes são estes méritos e muitos mais de que se reveste pelo que rendo ao nosso Exmo. Colega sinceras e vivas homenagens.
Ao subir a esta tribuna para prestar também o meu depoimento acerca da matéria em causa se o faço de coração aberto e em plena consciência de um dever que se cumpre gostosamente porque a devoção se lhe antecipa determinando e definindo a atitude assumida não alimento presunções, nem trago comigo velocidades de qualquer espécie. Sei que não carreio elementos novos que poderiam acaso imprimir a minha intervenção traços de originalidade e sou incapaz de tentar disfarçar a modéstia do que poderei aduzir e juntar ao debate de uma ternática sobre a qual aliás têm vindo a debruçar-se em estudo aprofundado, distintas individualidades de espírito alumiado pela flama patriótica, pelas luzes da inteligência do saber e da cultura, muitas delas tendo integrado ou participando actualmente do elenco da representação nacional.
Persiste em mim a viveza da chama de um ideal de sempre, acompanha-me um pensamento antigo que mais se tem encarado com o dobrar dos tempos e dos quais gosto de dar fé e testemunho como algumas vezes já acontecera no âmbito desta mesma Assembleia, a partir do ano de 1945. Entendo por outro lado, que neste vasto terreno, na imensa seara da educação nacional, os operários nunca são de mais e que deverão ser bem-vindos todos os obreiros que, animados de [...] intenção põem no cumprimento da missão a que se devotam toda a boa vontade, o esmero dos seus cuidados no que dão do melhor de si mesmos sob a clara compreensão da transcendência do objectivo que se propõem e no qual fora e acima do pendor de qualquer razão particular prevalece e se impõe o nobre sentido do pensamento e da certeza de que, doando-se à colectividade, vêm afinal a beneficiar-se a si próprios como componentes das famílias da grande família nacional.
Eis porque, Sr. Presidente, me decidi a fazer ouvir hoje a humildade da minha voz, decerto dissonante no coro daquelas outras, harmoniosas e eloquentes, que escutamos ou ainda vamos ouvir com a reverente atenção suscitada pelo nobre propósito de todos quantos se empenham na defesa e divulgação dos princípios e dos valores que informam a mais bela e fecunda cruzada que digamo-lo interfere com as raízes e constituir o crime da frondosa e pujante árvore secular da Pátria que reverdeja e floresce e fritifica através das gerações que constituirão as suas [...] mais viçosas e lha garantem perpetuidade.
Efectivamente para que a Nação Portuguesa se mantenha e se prolongue na integridade da sua alma à luz dos altos ideias do humanismo cristão, princípio universalista e fraternidade de etnias que é vinco da sua [...] e sinal da sua acção civilizadora e missionária importa essencialmente que acarinhando de esforços com uma convicção e um fervor que não afrouxam e sempre se nimbem do caracter de um autentico apostolado ao cumprimento da tarefa, primeira e promissora como nenhuma outra tendente a promover e conduzir a integral formação da gente moça na qual está a melhor resposta quanto ao futuro que nos espera.
Não há duvida de que a fortaleza da árvore depende da robustez das raízes que a prendem a terra sendo igualmente certo estar a sua vitalidade condicionada pela seiva que nela circula. E não chamaram já a bem a mocidade a seiva da continuidade e da grandeza da Pátria a melhor das esperanças da Pátria? Por isso entendo que em seu benefício como testemunho de devoção e amor por ela e através dela a bem do porvir da Nação devem todos e cada um empenha-se em dar carinhos e decididamente um contributo valido à sua solida formação moral, espiritual, cívica e política.
Em consequência do que fica dito resulta naturalmente e em primeira linha a série de preocupações polarizadoras do nosso espirito e que em sua efectiva concretização hão-de apontar para o primado da alma, o culto dos valores a conduta social, a paixão de servir o bem comum. Sob o signo e a luz desta bela cruzada ressaltara a ideia dominante a assinalar firmes [...] de acção no sentido de que os nossos jovens não se cruzem ou rendam a princípios, doutrinas ou ordens que não tenham Portugal por seu mais alto objectivo e fim.
Este pensamento que para nós tem foros de axioma foi já expresso pelo nosso distinto colega Dr. José Manuel da Costa que também vive intensamente pelo coração e pela inteligência os problemas da gente mora tanto como o sentem e lhes consagram as suas melhores atenções com toda a vivência do seu espírito, profundeza conceitual e densidade de ideias no sentido acima apontado as melhores almas aquelas que podem em verdade considerar-se as almas eleitas da nossa terra. Se situo em plano cimeiro e por puro acto de justiça o Sr. Presidente do Concelho para ser correcto não esquecerei ilustres homens públicos, dentro ou já fora da governação parlamentares conspícuos, que estão ou estiveram ao serviço da eficiência e da dignidade da acção da representação nacional siciologos, pedagogos, escritores, jornalistas, eminentes, figuras da Igreja e enfim, vultos destacados do pensamento e da cultura portuguesa aos quais presto a minha homenagem e administrativamente evoco na transparência e autenticidade das manifestações do seu espírito do mais extremo portuguesismo.
Com a noção das limitações que em mim reconheço afirmo, todavia, imanarem-se as minhas ansiedades com as que focam o seu espírito e dele algumas vezes me hei-de socorrer no desbobinar do que há-de seguir-se como contexto da minha apagada intervenção. Perante a matéria, densa e complexa constitutiva do substrato do importante aviso prévio do Dr. Braamcamp Sobral, não terei por forma nenhuma, nem de perto nem de