O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 DE FEVEREIRO DE 1967 1209

dos grandes aproveitamentos lugroagrícolas das vastas áreas previstas na 1ª fase do notável. Plano de rega do Alentejo.
É de inteira justiça que se realce, neste momento e neste lugar, a obra monumental de valorização da infra-estrutura da economia portuguesa devida à inteligência, de [...], bom senso político e são critério técnico do ilustre titular da pasta das Obras Públicas- o Eng. Eduardo de Arantes de oliveira que figurará certamente, na galeria dos grandes Ministros das obras Públicas, num lugar de destacado relevo.

Vozes:- Muito bem!

O Orador:- É meu desejo neste momento, salientar também o admirável espirito de colaboração que emana do prestigio departamento das Obras Publicas reflectindo, com justeza, a inteligente política construtiva, dominantemente cooperadora do seu Ministro.

O Sr. António Santos da Cunha:- Muito bem!

O Orador:- Foi assim que este notável Plano elaborado por uma comissão dependente da Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, teve largo apoio técnico nos estudos de prosperação agrológica levados já a cabo por especialistas- pedologistas e outros- dependentes do Plano de Fomento Agrário destacado e operoso de partamento da Secretaria de Estado da Agricultura.
Além da rega de muitos milhares de hectares que permitirão larga difusão da cultura hortícola de carácter industrial, outras culturas serão certamente ampliadas e convenientemente dimensionadas, como as culturas arbustivas, e entre elas é de realçar pelo seu valor, a viticultura à base de castas de mesa e ainda a cultura de pequenos arbustos produtores de matérias-primas para as fábricas de conversa como framboesas groselhas e outros. É também de prever largo acréscimo de uma moderna pecuária o que permitir reduzir o alarmante déficit de hoje da ementa maioral no tocante a proteínas de origem animal.
Alem do fomento agrícola, muitas outras virtualidades resultarão ainda da execução do Plano a que estou fazendo referência, como o fomento da electrificação da rede de comunicações rodoviárias abastecimento de água de algumas importantes cidades e vilas alentejanas etc.
Podem-se resumir assim os resultados previstos para este importante planeamento agrário e industrial já em plena execução na sua 1º fase nos seguintes presumíveis resultados mais significantes que o Diário da Manhã com toda a objectividade, sintetizava.

Aumento substancial da produção agrícola e pecuária e do emprego da população rural pela transformação cultural do sequeiro para regadio de vários blocos com uma área total de 170 000 ha .
Fornecimento de água para novas indústrias a criar e para abastecimento de muitos aglomerados urbanos e rurais, conta do porto de 600 000 habitantes ou seja, cerca de dois terços da população total do Alentejo.
Ordenamento hidráulico efectuado pela exploração das 23 albufeiras e canais de rega dos grandes aproveitamentos hidroagrícolas e, embora era menor escala, das 73 albufeiras dos pequenos aproveitamentos traduzindo-se em redução das cheias e dos [...] sólidos com a consequente diminuição das áreas inundadas e degradadas e aumento dos caudais de estiagem, que ficarão assegurados em quase todas as linhas de água- anteriormente secas durante vário meses por ano, de que resultarão apreciáveis benefícios de ordem agrícola pecuária, industria e sanitária.
Incremento da electrificação, facilitado pela construção de centrais hidroeléctricas e das linhas de transporte de energia a elas ligadas e de outras necessárias para abastecimento dos estaleiros das obras e das estações elevatórias da água para rega.
Repovoamento florestal de grandes áreas de solos pobres e dos degradados pela erosão em 1ª fase cerca de 300 000 ha .
Desenvolvimento da rede de vias de comunicação pela aceleração da construção das novas estradas constantes de planos rodoviários e pela execução das indispensáveis para a realização das barragens- que servirão de pontes- e das outras obras e para a exploração dos regadios e o transporte dos produtos agrícolas, pecuários e florestais. Admite ainda o Plano que o grande aumento de transportes que se prevê possa justificar a ampliação da rede ferroviária.

Desejo ainda fazer mais uma referencia ao grande apoio que há prestar a esta obra de valorização agrária do Sul do País outro departamento da Secretaria de Estado da Agricultura- a Estação de Culturas Regadas de Alvalade, que, sob a notabilíssima orientação do engenheiro agrónomo Castelo Branco, realizou, durante muitos anos os necessários estudos técnicos preparatórios em que se poderá hoje apoio com a maior segurança o fomento hidroagrícola regional previsto neste rasgado plano de fomento. É, por exemplo, o caso da viticultura a base do cultivo das castas de mesa especialmente das variedades mais precoces, entre as quais se destaca hoje, como valor excepcional a forma [...] de origem [...] Cardinal que poderá, só por si alimentar um largo e frutuoso comércio de exportação para os mercados norte-europeus e sul-americanos.
Está pois de parabéns essa grande província que tem dado a Nação desde os princípios tempos da nossa Industria fartos exemplos de bom senso perseverança e amor pelo torrão [...], lutando contra os elementos desfavoráveis do clima e até contra a crítica derrotista de alguns que por ignorância ou até por maldade olvidam ou fazem por ignorar o que a Nação deve ao seminário território que se estende para o Sul do Tejo até às doces e [...] paragens algarvias.

Vozes:- Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado

O sr. António Santos da Cunha:- sr Presidente. Na última sessão desta assembleia o Sr. Deputado Dr. Augusto Simões referiu-se larga e proficientemente ao papel que as casas regionais desempenham na vida nacional e à necessidade de o Estado as proteger e acarinhar, enaltecendo a acção que as mesmas tem desenvolvido. Apesar disso e porque estava já dentro do meu pensamento abordar o assunto não [...]deixa de reforçar essas considerações, tendo acima de tudo em mento comentar o excelente editorial do Diário de Noticias de 5 de Fevereiro, editorial que transcendo o âmbito restrito, situando-se num plano de tão grande interesse geral que atinge mesmo os princípios básicos da nossa vida social.
Presta assim o grande jornal mais um louvável serviço à Nação, a juntar a tantos outros que ao longo da sua existência centenária tem prestado com assinalável acerto.