O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE NOVEMBRO DE 1967 1662-(699)

Material meteorológico

133. A. inexistência, nas estações do interior ou no Observatório de Díli, de aparelhos que se consideram fundamentais e o mau estado de outros, que necessitam de ser substituídos, leva a que se encare a aquisição de anemógrafos Dines, um anemómetro eléctrico e um teodolito para sondagens aorológicas.

d) Investigação aplicada à agricultura

Cartas de solos

134. Concluída, durante o período do Plano Intercalar de Fomento, a carta geral de solos, o programa para o III Plano incluirá a elaboração de cartas parciais referentes a determinadas zonas de que se prevê o aproveitamento agrícola, silvícola ou com fins pecuários.
Prevê-se aluda a criação de um pequeno laboratório de análise de solos, que certamente em muito poderá contribuir, não só para a elaboração destas cartas parciais, mas também para o planeamento dos trabalhos a executar, tendo em vista o aproveitamento de cada uma das áreas.

Investigação agrícola

135. Durante a vigência do III Plano serão continuados e intensificados os estudos e experiências relativos ao fomento das culturas do café e do arroz, mediante um sensível aumento de produtividade da terra e do trabalho e, paralelamente, um certo alargamento da área cultivada.
No campo da sanidade vegetal, em que urge actuar, pois as perdas causadas por pragas e doenças representam uma parte considerável das produções agrícolas, prevê-se o levantamento da entomofauna da província, começando pelas principais pragas e doenças relacionadas com as culturas do arroz e do café.

Investigação pecuária

136. No que se refere à investigação aplicada à pecuária, prevê-se a continuação e ampliação do programa de identificação e estudo das principais doenças infecto-contagiosas de origem bacteriana e parasitárias que afectam o armentio da província, com vista à realização e intensificação de novas campanhas de sanidade pecuária, traduzidas em vacinações e outras medidas profilácticas e curativas a difundir.
Prevê-se, por outro lado, a realização de estudos e a colheita de elementos estatísticos, baseados em fecundidade, precocidade, mortalidade, desenvolvimento, produção leiteira, etc., tendentes à melhoria das várias espécies de gado, a partir de uma selecção cuidada.

e) Estudos de biologia piscatória e pesca experimental

137. Com o apoio da Junta de Investigações do Ultramar, prevê-se a continuação do estudo da fauna e da riqueza ictiológica das águas de Timor, a prospecção de pesqueiros e a selecção das artes e métodos da captura adequadas às condições dos pescadores.

f) Coordenação de investigação científica

Centro de estudos

138. Muitas peças raras e artigos dignos de figurarem num museu estão a desaparecer, pelo que se justifica a criação de um organismo que coordene todas as actividades relacionadas com o assunto.
No entanto, a província não dispõe de pessoal qualificado para o efeito e, por conseguinte, só a colaboração dos organismos especializados da Junta de Investigações do Ultramar, a quem interessam estudos desta natureza e ainda de etnografia e etnologia, poderá possibilitar a estruturação e o funcionamento eficiente do centro de estudos de Timor.

Estudos económicos de base

139. Entre os estudos que o planeamento do desenvolvimento económico da província exige salientam-se a análise dos mercados por produtos actuais ou potenciais, o estudo das motivações económicas da população autóctone e o estudo dos vários sectores económicos, tendo em vista nomeadamente o fomento da agricultura, pecuária, indústrias e turismo.

Educação e investigação

Programa de Investimentos

[Ver Tabela na Imagem]