O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1662-(694) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 88

da costa norte, a ilha de Ataúro e o encïave de Oé-Cusse. Está também encomendada uma outra.
Considerando que o navio Arbiru ao findar o III Plano de Fomento já atingiu mais de metade da sua vida útil, prevê-se a aquisição de um novo navio, de tonelagem um pouco superior, a fim de garantir as ligações com os portos da costa sul e ainda com o exterior, nomeadamente Macau, Austrália e Singapura.

3. Transportes aéreos e aeroportos

109. Haverá que promover a substituição dos aviões Dove existentes por dois aparelhos que, entre outras condições, possam transportar cerca de vinte passageiros.
No que se refere a aeroportos, há que concluir as obras no aeroporto de Baucau e construir um novo aeroporto internacional perto de Díli.
Quanto aos aeródromos da rede interna, prevê-se a introdução de melhoramentos nas pistas, por forma que possam ser utilizadas em condições satisfatórias.

4. Telecomunicações

110. Prevê-se:

a) Concluir a montagem da estação telefónica automática de Díli e da respectiva rede;
b) Construir o edifício receptor do centro de telecomunicações;
c) Remodelar a rede telefónica do interior;
d) Completar a rede de rádio interurbana;
c) Construir estações dos correios, telégrafos e telefones nas localidades mais importantes do interior;
f) Criar ambulâncias postais para transporte e distribuição de correio.

5. Radiodifusão

111. Previram-se para o III Plano realizações que hão-de permitir, à emissora de radiodifusão, cumprir cabalmente a sua missão cultural. Nele se incluem a construção de instalações definitivas e a aquisição de equipamento que lhe permita uma cobertura eficaz de toda a província e o aumento de período diário de emissão.
Prevê-se assim que, no III Plano, a emissora regional seja dotada com edifício próprio adequado às suas funções, considerando-se igualmente a ampliação das actuais instalações, por forma a poderem comportar, a partir de 1968 e enquanto não for construído aquele edifício, o novo aparelho emissor.
No que se refere a equipamento, conta-se com a aquisição de vário material de estúdio, incluindo mobiliário, prevendo-se igualmente a aquisição de um emissor de 250 kW de frequência modulada, destinado a cobrir a área de Díli, de um amplificador de 4 kW para acopular ao emissor de 1 kW actualmente existente, de antenas e de alguns acessórios e sobressalentes.
Relativamente a manutenção e reparação do material, reputa-se fundamental a montagem de uma pequena oficina.

Transportes e comunicações

Programa de investimentos

[Ver Tabela na Imagem]