O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1662-(696) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 88

IX) Turismo

1. Evolução recente e problemas actuais

115. Timor possui condições naturais favoráveis à exploração turística, tais como estâncias termais, cascatas, festas regionais, estações pré-históricas e policromia paisagística, constituindo motivo de atracção para os turistas australianos que a têm visitado.
A fraca infra-estrutura existente tem dificultado o desenvolvimento desta importante fonte de divisas.
Com esta ideia sempre presente, empreendeu o Governo a execução de um programa de fomento turístico, fundamentalmente com a construção de alojamentos, criação de divertimentos e montagem de um sistema eficiente de transportes internos.
Regista-se que o Governo, à custa de incentivos de todo o género e de algum apoio financeiro, tem obtido a cooperação de algumas entidades privadas, seja no aspecto de construções hoteleiras e de habitações residenciais, seja no que se refere a transportes na capital ou no interior.
Com a publicação do Diploma Legislativo n.º 720, que cria o quadro privativo do Centro de Informação e Turismo, passa-se do amadorismo ao profissionalismo indispensável para que se possa dispor de pessoal permanente e capaz.

2. Objectivos

116. O desenvolvimento desta indústria, baseado na atracção que as belezas naturais da ilha possam exercer na população australiana e de outras regiões vizinhas, com as entradas de invisíveis que se espera venha a proporcionar, poderá constituir um dos mais poderosos elementos equilibradores da deficitária balança comercial da província.

3. Investimentos

117. O programa de fomento turístico para o período compreendido entre 1968 e 1973 engloba, fundamentalmente: realizações tendentes a aumentar e alargar a rede hoteleira da província, concedendo empréstimos reembolsáveis a particulares que se mostram interessados na construção de hotéis, pousadas, restaurantes, etc.; acção a empreender para o desenvolvimento do artesanato local, cuja produção começa a ter procura considerável entre os turistas; criação de divertimentos, pela construção de campos de ténis, parques de campismo, aquisição de barcos de recreio e de pesca desportiva; introdução de melhoramentos nas praias que servem zonas onde se espera uma maior afluência turística; comparticipação no arranjo de troços de estradas que beneficiam pontos de interesse turístico, etc.
Além dos investimentos públicos a efectuar com finalidade turística, os particulares o empresas comparticiparão nas realizações de turismo, em particular na construção hoteleira e na aquisição de material de transporte e barcos de recreio.

Turismo

Programa de investimentos

[Ver Tabela na Imagem]

X) Educação e investigação

1. Evolução recente e problemas actuais

118. Compulsando os elementos estatísticos existentes, verifica-se que, de uma população em idade escolar que se cifra à volta das 94 000 crianças, cerca de 20 por cento frequentam as escolas.

119. Apresenta-se a seguir um quadro que dá uma ideia da distribuição, por concelhos e circunscrições, da população em idade escolar, da parte desta que frequenta escolas e dos professores e monitores que ministram o ensino (1964-1965).