O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE NOVEMBRO DE 1967 1662-(691)

[Ver Tabela na Imagem]

IV) Construção, obras públicas e melhoramentos rurais

91. Os problemas respeitantes a este sector não foram abordados autonomamente, tendo sido considerados nos aspectos relevantes no capítulo VIII «Habitação e melhoramentos locais».

V) Energia

1. Evolução recente e problemas actuais

92. As características do irregular caudal das ribeiras, quase todas sem água na época seca, e a inexistência de quedas de água naturais e permanentes susceptíveis de aproveitamento hidroenergético, levam a classificar em níveis muito modestos os recursos desta natureza existentes na província. Crê-se, no entanto, que Baucau e Ossu venham a oferecer possibilidades de produzir cerca de 500 kW.
Estão em curso negociações com o Banco Nacional Ultramarino para a concessão de um empréstimo que permitirá ampliar a central eléctrica de Díli, a qual dispõe de dois grupos geradores de tipo Diesel e uma potência unitária de 278 k W, insuficiente.
Actualmente, a rede de distribuição, a 6000 V, alimenta oito postos de transformação, com uma potência total instalada de cerca de 700 kW.

2. Objectivos

93. Prevê-se que. em continuação do programa executado durante o Plano Intercalar de Fomento, sejam electrificadas mais algumas povoações do interior, sedes de concelho.
Tendo em atenção que se espera, para além do seu próprio aumento natural, um considerável acréscimo de consumo, provocado pela entrada em funcionamento do novo centro de telecomunicações, com um gasto que se calcula em 200 kVA, pela montagem da indústria do frio (regularização do abastecimento interno do pescado), e pela criação de algumas indústrias transformadoras que começam já a suscitar o interesse de particulares, o problema do fornecimento de energia eléctrica a Díli é muito importante.

3. Investimentos

94. O facto de os consumos de energia não justificarem a realização de obras à escala provincial ou mesmo regional aconselha que o abastecimento de energia eléctrica seja feito por meio de aproveitamentos locais, sujeitando-os, no entanto, às características de uniformidade que permitam no futuro a integração de conjuntos regionais no conjunto provincial.
Também o actual edifício da central de Díli apenas poderá comportar mais um grupo de capacidade igual à dos existentes, o que não permite resolver o problema para além do momento actual; prevê-se assim a remodelação da central por forma a adaptá-la às exigências dos consumos actuais e dos que venham a surgir num período de 10 a 20 anos. Haverá que ampliar o edifício da central, equipá-la com grupos cuja potência some 3000 kVA, substituir o quadro eléctrico existente e remodelar a rede de distribuição em alta e baixa tensão.

Energia

Programa de investimentos

[Ver Tabela na Imagem]

VI) Circuitos de distribuição

1. Evolução recente e problemas actuais

95. O licenciamento comercial foi já regulamentado. As exigências relativas à . especialização comercial referem-se, por enquanto, apenas à cidade de Díli. Poderão, no entanto, mesmo nesta cidade, ser concedidas autorizações para o exercício do comércio em mais do que um dos ramos, desde que as necessidades de abastecimento local ou a regularidade do mercado o recomendem.