O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3234-(35)
21 DE FEVEREIRO DE 1969
[Ver Diário Original]
O aumento de 19 013 contos processou-se em grande parte nos serviços de fomento e nos encargos gerais. Estes dois capítulos absorveram decréscimos noutros.
Os encargos da dívida diminuíram, e de um modo geral não são grandes as alterações noutros capítulos.
Nas despesas ordinárias, como nas receitas, notam-se grandes alterações, desde 1938, nas percentagens dos diversos serviços no conjunto.
O serviço da dívida passou de 12 para 5,8 por cento e os serviços de fomento (serviços autónomos) elevaram-na de 16 para 34,9 por cento.
Adiante inscrevem-se as percentagens relativas a cada capítulo uma série de anos, com início em 1938:
[Ver Diário Original]
Dívida da província
25. A dívida da província em 31 de Dezembro de 1967 elevava-se a 222 764 contos, repartidos como segue:
[Ver Diário Original]
Houve melhoria em 1967. Os encargos foram mais reduzidos (11 988 contos).
Governo da província e Representação Nacional
26. A despesa aumentou, de 494 contos, para 1641 contos. O pessoal representa a verba mais alta.
Classes inactivas
27. O deficit entre as receitas cobradas e as despesas pagas é grande. As primeiras elevam-se a 3014 contos e a 5836 contos as segundas. As receitas gerais do Estado cobrem o deficit.
As despesas são pagas nos territórios seguintes:
Na metrópole.................. 2 301
Na província.................. 1 570
Noutras províncias.............. 225
Suplemento de pensões......... 1 740
Total......... 5 836
Administração geral e fiscalização
28. A despesa deste capítulo aumentou, tendo atingido 53 016 contos, ou seja, 25,4 por cento das despesas totais (ordinárias).
O acréscimo de 1967, que se elevou a 3997 contos, proveio por uma grande parte do reforço das verbas nas missões, instrução pública (mais 1256 contos), na administração civil (mais 773 contos) e ainda em outros serviços.
A tendência orçamental neste capítulo deixa adivinhar aumentos. Fazem parte dele serviços de grande interesse, como os da saúde e higiene (22 813 contos em 1967) e os da instrução (8197 contos). Os primeiros têm prestado grandes serviços à província, e já hoje possuem uma cobertura sanitária de grande interesse.
As despesas do capítulo desdobram-se como segue:
[Ver Diário Original]