O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

56 I SÉRIE - NÚMERO 3

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados face aos resultados do processo eleitoral que ontem teve lugar proclamo eleitos os seguintes Srs Deputados Presidente da Assembleia da Republica Vítor Pereira Crespo Vice Presidentes da Assembleia da Republica Maria Manuela Aguiar Moreira João Eduardo Ferraz de Abreu José Manuel Maia Nunes de Almeida e António Alves Marques Júnior Secretários da Mesa Reinaldo Alberto Ramos Gomes, Daniel Abílio Ferreira Bastos e José Carlos da Mota Torres, Vice Secretários da Mesa, João Domingues Salgado Vítor Manuel Caio Roque e Rui José dos Santos Silva.
Srs. Deputados gostaria de dirigir à Camará as seguintes breves palavras.
Um acto eleitoral é o acontecimento mais natural em Democracia é a afirmação mesmo das virtualidades do Regime Democrático. Todos nós que aqui nos encontramos estamos habituados a neles participar. E todos nós temos visto com alegria que sempre se processaram com toda a normalidade e dignidade.
O mesmo aconteceu ontem onde tudo correu dentro do respeito pelos princípios fundamentais Tudo se fez como deve ser como é próprio e como é correcto.
Sendo normal não deixa por isso de ser importante reafirma Io Fazendo o estamos a dar expressão à nossa fé e vontade de fortalecer a Democracia. O que o mesmo é dizer - à nossa vontade em prestigiar a Assembleia representativa de todos os Portugueses. É por isso que ao iniciar o novo mandato quero em meu nome e no dos colegas que me acompanham na Mesa saudar a Assembleia da República e asseverar que tudo faremos no sentido de a prestigiar Bem sabe mos que a vida parlamentar nem sempre é inteiramente percebida pela opinião publica.
Bem sabemos que o muito trabalho o de grande qualidade e profundidade é por vezes ofuscado [pelo episódico e pelo acidental.
Mas isso não nos deve impedir de reafirmar o essencial que é aqui nesta Assembleia que se cruzam as opiniões e sensibilidades do Povo. E que desse cruza mento de ideias nascem as melhores soluções para o futuro do Pais para o seu melhor Desenvolvimento que proporcione o bem estar dos cidadãos e o usufruto dos avanços sociais e tecnológicos.
É desse cruzar de opiniões que nascem os quadros normativos mais adequados aos caminhos do Futuro que melhor se exerce a fiscalização dos Executivos e, mais adequadamente se faz a pedagogia dos diversos projectos de sociedade.
Um Parlamento onde tal não acontecesse seria um parlamento morto seria a ausência de Democracia o que nenhum de nós aceita.
Queremos pois reafirmar tendo atrás de nós um ano de exercício da Mesa que o nosso pensamento e acção estão inteiramente devotados ao crescimento do prestigio da Assembleia.
Nas actividades do Plenário que são um dos aspectos por que se reparte o nosso trabalho Mas que não e o único Ha que ter em conta as Comissões por onde passa a ponderação do que aqui debatemos. Há a Conferencia de Presidentes o trabalho dos Grupos Parla mentares o estudo e preparação das intervenções.
Há ainda o labor sempre renovado dos Deputados junto das populações.
Tudo são iniciativas da Assembleia que ser não podem esquecer ao fazer a análise global do que aqui realizamos.
Srs. Deputados Seja me também permitido que agradeça a proposta do Partido Social Democrata a que pertenço que mobilizou a minha eleição assim como o empenho que levou à sua concretização Agradeço também em nome dos membros da Mesa a toda a Câmara a nossa eleição.
Quero assinalar que a decisão dos Srs Deputados me dá a grande felicidade de poder continuar e aprofundar a amizade e camaradagem que vivi no ano transacto as quais tornaram o nosso trabalho mais aliciante e mais gratificante.
Desejo igualmente cumprimentar todos os Grupos Parlamentares e dirigir lhes as saudações mais fraternas.
É ao seu trabalho ao seu empenhamento que se devem por inteiro os resultados em grande quantidade e de elevada qualidade que esta Casa tem produzido Que não desmerecem antes pelo contrário em comparação com quaisquer outros Parlamentos.
Todos reconhecemos que sem a preciosa ajuda dos Trabalhadores da Assembleia não conseguiríamos levar a bom termo os nossos intentos Para eles vão os nos sós agradecimentos.
No trabalho do dia a dia e com toda a transparência somos acompanhados pelos órgãos da Comunicação Social que neste momento quero também cumprimentar com os votos que possam encontrar condições para transmitir à opinião publica e ao país o que verdadeiramente aqui se passa.
E para terminar estas simples palavras resta me desejar a todos um trabalho fácil e proveitoso.
Empenhar nos vemos na criação das melhores condi coes possíveis para que assim seja.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Lopes Cardoso.

O Sr. Lopes Cardoso (PS): - Sr. Presidente Srs. Deputados: Entendi que na minha qualidade de candidato não eleito à presidência da Assembleia da Republica não devia deixar de usar da palavra para felicitar V. Ex.ª Sr. Presidente pela sua eleição.
Sabe V. Ex.ª que a candidatura apresentada pelo PS e que eu tive a honra de protagonizar não era uma candidatura contra V. Ex.ª como cidadão ou como Deputado Era - foi esse o seu objectivo desde o mi cio - a afirmação do PS como partido da oposição com a responsabilidade acrescida de ser o maior par tido da oposição Era o exercício de um direito seu mas mais do que isso era participar nesse combate travar essa luta era exercer um dever democrático.
O PS não desertará de nenhum dos combates que se perfilem no futuro porque ao contrário do que possa parecer não há combates inglórios. Em Democracia só a deserção é inglória O PS não desertará.
Se me permite Sr Presidente não queria deixar de dirigir uma palavra aos Srs Deputados que embora não sendo membros do PS entenderam por bem dar me o seu voto Uma palavra que não é apenas de agradecimento embora esse agradecimento seja devido. É uma palavra que tem a ver com a satisfação de constatar o reconhecimento por parte desses Srs. Deputados de que o futuro desta Assembleia da Republica tal como o futuro do Pais passam em grande parte pela capacidade de diálogo e de entendimento entre os partidos da oposição