O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58 I SÉRIE - NÚMERO 3

Lamentamos que tal tenha acontecido e achamos que isto não e favorável ao prestigio da Assembleia da República.
Insisto em dizer que da nossa parte o apreço vai para toda a Mesa vai para todos os eleitos que nestas circunstancias saudamos com efusão com apreço e com respeito.

Aplausos do PCP de Os Verdes e dos Deputados Independentes Raul Castro e João Corregedor da Fonseca.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção tem a palavra o Sr. Deputado Narana Coissoró.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Sr. Presidente Srs. Deputados: As minhas primeiras palavras são naturalmente para endereçar a V. Ex.ª as minhas saudações.
Na história da Assembleia da Republica é V. Ex.ª o primeiro Presidente eleito para cumprir um mandato de duração superior a um ano. Na sequência da eleição de ontem V. Ex.ª será o nosso Presidente até ao termo desta legislatura o que é bom para que V. Ex.ª ganhe mais independência mais serenidade mais responsabilidade e também maior espaço de manobra em relação as benfeitorias que pretende introduzir nesta Assembleia para o seu prestigio e engrandecimento.
O elogio pessoal de V. Ex.ª fi-lo quando pela primeira vez foi eleito para as altas funções que exerce Não ale a pena hoje repetir tudo o que disse o ano passado.
Não temos razoes nenhumas para nos arrependermos daquilo que então manifestámos Muito pelo contra no temos razoes para sublinhar que as nossas pala rãs foram certeiras pois no desempenho das suas funções V. Ex.ª demonstrou ter as qualidades que então e apontámos.
Ao renovar o seu mandato agora, por um período mais dilatado o que confere mais prestigio tanto a V. Ex.ª como a nós e a toda a Mesa queremos reafirmar a nossa solidariedade para com a Mesa da Assembleia a nossa solidariedade para com V Ex e apresentar os nossos votos de que o seu novo mandato seja coroado de (tanto êxito como o primeiro.

Aplausos do CDS do PSD e do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção tem a palavra o Sr. Deputado Correia Afonso.

O Sr. Correia Afonso (PSD): - Sr. Presidente Srs. Deputados: Num processo eleitoral que ainda não terminou - V. Ex.ª acabou de proclamar resultados que são necessariamente parciais - quero saudar todos os candidatos quer tenham ou não tenham sido eleitos porque num processo democrático que neste momento ainda não acabou a participação de todos eles foi efectivamente positiva.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Quero também felicitar especialmente aqueles que foram eleitos e mais especialmente o Sr. Presidente da Assembleia da Republica e V. Ex.ª Sr. Presidente da Assembleia da Republica é uma pessoa bem conhecida desta Assembleia dos Deputados e do povo português pelo passado ilustre que tem de pessoa pública.
A formai digna a estatura moral que demonstrou na ultima sessão legislativa são bem a garantia de que este Parlamento terá nas três sessões legislativas que faltam para terminar a V Legislatura alguém que presidirá para prestigio desta Assembleia e para prestigio da Democracia. São estas as palavras que sentidamente dirijo a V. Ex.ª em nome do Grupo Parlamentar do PSD.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção tem a palavra o Sr. Deputado Marques Júnior.

O Sr Marques Júnior (PRD): - Sr. Presidente Srs. Deputados: Não sou na circunstancia o Deputado que estaria em melhores condições para falar em nome do Grupo Parlamentar do PRD.
Gostaria no entanto de dizer que mais do que cumprimentar e dar os parabéns ao Sr Presidente da Assembleia e à Mesa gostaria de lhes desejar as melhores felicidades no desempenho das suas funções e de lhes manifestar também a nossa intenção de grande lealdade no trabalho que vamos desenvolver nesta 2.ª Sessão Legislativa.
Pode o Sr Presidente e podem todos os colegas dentro das nossas naturais e salutares divergências contar com a nossa mais franca e leal colaboração

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção tem a palavra o Sr. Deputado Herculano Pombo

O Sr. Herculano Pombo (Os Verdes): - Sr Presidente Sr.ªs Deputadas e Srs. Deputados Quero numa brevíssima intervenção saudar V. Ex. Sr Presidente em nome do meu grupo parlamentar pelo facto de ter sido reconduzido na presidência desta Assembleia e saudar também de uma forma especial todos os que se candidataram pondo se assim voluntariamente ao ser viço de todos nós.
Não queria no entanto deixar de fazer dois peque nos reparos O primeiro por pensar que foi pena e é lamentável em meu entender que esta eleição tenha sido de alguma forma pretexto para revelar entre outras coisas pequenas e mesquinhas vinganças pés soais e não tenha sido objecto de legítimos acordos prévios que poderiam ter evitado a todos nós não só o vexame mas enfim o trabalho de termos de votar três vezes numa única lista concorrente Não foi de facto na minha opinião nada dignificante para a Assembleia da República.
O segundo reparo que faço e em relação ao trata mento menos correcto que alguns órgãos de comum cação social deram à eleição e recondução da segunda figura do Estado.
De facto embora entenda que isto não deve ser carregado na conta pessoal de V. Ex.ª penso que em nada contribui também para dignificar a imagem publica que a Assembleia deve ter dado do trabalho que tem feito.
Por ultimo quero garantir a V. Ex.ª pessoalmente e em nome do meu grupo parlamentar que estaremos à sua disposição para encontrar as formas de colaboração mais profícuas.

Aplausos gerais.