O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

802 I SÉRIE - NÚMERO 21

A Oradora: - Se ouviu, deturpou, o que é pior!

Quando o Sr. Deputado vem falar no Banquete de Platão devo dizer-lhe que já não nos encontramos no tempo de Platão. Porém, se me quer levar para o Banquete de Platão, recordo-lhe que nele a voz da sabedoria é dada a uma mulher chamada Diotima...

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Não!...

A Oradora: - Está a dizer que não? Então é porque não leu o Banquete de Platão!

Risos.

Sr. Deputado, com a maior simpatia, digo-lhe uma coisa: o Sr. Deputado não se meta em assuntos de mulheres!

Risos e aplausos Gerais.

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Dá-me licença que a interrompa, Sr.ª Deputada?

A Oradora: - Faça favor, Sr. Deputado!

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Sr.ª Deputada, talvez esse seja o melhor exemplo do que eu disse, porque a Sr.ª Deputada fecha os dois mundos: fecha o mundo dos homens e o mundo das mulheres!

A Oradora: - Ainda bem! Viva a diferença!

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Ainda bem! Então confirmou o que disse! Muito obrigado!
Eu podia-lhe dizer para não se meter no mundo dos homens, mas essa frase na minha boca não tem sentido, como, aliás, a outra frase na boca da Sr.ª Deputada também não tem sentido algum!

A Oradora: - Sr. Deputado, olhe que o que hoje está em causa não é a igualdade, é a diferença! Não desonre a tradição erótica nacional, Sr. Deputado!
O Sr. Deputado já foi vanguardista, nos bons velhos tempos de marxo-leninista!
Tenha pelo menos uns resquícios de boa memória e não alinhe na caquexia do marialvismo mental.

Risos gerais.

É um favor que lhe peço, Sr. Deputado, como intelectual representativo que é!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Não há maior marialvismo do que o vanguardismos

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Helena Roseta, que dispõe de dois minutos de tempo disponível do PS.

A Sr.ª Helena Roseta (Indep): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Gostaria de dizer, em dois minutos, que muito estranho que esta Assembleia esteja a estas horas, quando já devíamos estar todos a jantar, a discutir uma questão que já deveria estar discutida e esclarecida na cabeça de toda a gente. Pelos vistos não está! Pelos vistos, há muita gente que tem medo de uma Comissão da Condição Feminina, há muitos deputados que ainda não perceberam que existem discriminações necessárias.
Portugal assinou convenções internacionais, segundo as quais a discriminação positiva é uma das maneiras de combater a desigualdade entre homens e mulheres no acesso ao poder e outras coisas. Mas os senhores esquecem-se! Não sabem o que é discriminação positiva, repito, não sabem o que é discriminação positiva!

O Sr. José Magalhães (PCP): - Isso!

A Oradora: - Apenas estou aqui para dizer que lamento que o PSD não queira agora uma Comissão da Condição Feminina quando a quis em outros tempos, quando foi até por intervenção do PSD que ela aqui se constituiu, mas foi noutro tempo, noutra liderança, que o PSD se bateu por isso. Agora, já não quer! Muita coisa mudou!...
Também quero aqui lamentar que o PSD aceite que se mantenha a Comissão de Juventude, e eu apoio, mas não queira a Comissão da Condição Feminina. Porquê?
Srs. Deputados, a leitura é minha mas deixem-ma fazer! Talvez porque nas organizações de juventude vocês, deputados do PSD, tem a maioria política, mas nas organizações de mulheres não a têm e é por isso que a querem! Esta é a vossa maneira de entender o poder, o que lamento muito, mas não posso deixar de estar aqui presente para votar contra a vossa decisão, extemporânea, retrógrada e infelizmente contrária aos interesses da maioria do nosso país.

Aplausos do PS, do PCP, do PRD e de Os Verdes.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, está encerrado o debate. Reunir-nos-emos na próxima quinta-feira, às 10 horas e 15 minutos.

Está encerrada a sessão.

Eram 21 horas e 45 minutos.

Entraram durante a sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Social Democrata (PPD/PSD):

António Maria Pereira
Carla Tato Diogo.
Carlos Alberto Pinto.
Carlos Lélis da Câmara Gonçalves.
Carlos Manuel Duarte Oliveira.
Carlos Miguel M. de Almeida Coelho.
Francisco João Bernardino da Silva.
Gilberto Parca Madaíl.
Guilherme Henrique V. Rodrigues da Silva.
Henrique Nascimento Rodrigues.
João José Pedreira de Matos.
Jorge Paulo Seabra Roque da Cunha.
José Luís de Carvalho Lalanda Ribeiro.
José Manuel Rodrigues Casqueiro.
José Manuel da Silva Torres.
José de Vargas Bulcão.
Leonardo Eugénio Ribeiro de Almeida
Luís Manuel Neves Rodrigues.
Manuel Albino Casimiro de Almeida.
Manuel Ferreira Martins.
Manuel Joaquim Dias Loureiro.
Nuno Miguel S. Ferreira Silvestre.