O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1780 I SÉRIE - NÚMERO 50

alguma coisa por esses jovens que são capazes de levar muito mais longe, daquilo que já levaram, o nome de Portugal.

Aplausos do PSD e de alguns deputados do PS.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, terminou o período de antes da ordem do dia...

O Sr. João Amaral (PCP): - Sr.ª Presidente, peco a palavra para interpelar a Mesa.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. João Amaral (PCP): - Sr.ª Presidente, tendo havido só declarações políticas, penso que, nos termos do artigo 75.º do Regimento, o período de antes da ordem do dia poderá e deverá ser prolongado com vista a permitir uma intervenção, pelo menos aos partidos que ainda não intervieram.
É, pois, neste sentido que requeremos à Mesa a aplicação do artigo 75.º do Regimento.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr.ª Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr.ª Presidente, gostaria de sugerir que se procedesse, de seguida, à votação dos votos de congratulação.

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, a intenção da Mesa é proceder de imediato as votações. No entanto, estamos a considerar a questão levantada pelo Sr. Deputado João Amaral.

Pausa.

Sr. Deputado João Amaral, penso que tem razão! Tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr.ª Presidente, nós não nos opomos ao prolongamento do período de antes da ordem do dia, distribuindo o tempo desse prolongamento por cada grupo parlamentar, pois penso que seria preferível isso a produzir uma só intervenção, que poderá ser de quinze minutos ou de um minuto...
Em segundo lugar, gostaria de dizer-lhe que parece-me que seria preferível votar de imediato os votos de congratulação.
Para além destes aspectos, gostaria de referir o seguinte: fui informado, por um jornalista, de que havia uma assembleia eleitoral daqui a pouco e que os jornalistas pretendiam proceder à eleição sem terem de abandonar a sua função, pelo que às 17 horas pediremos a interrupção dos trabalhos por quinze minutos e que essa interrupção seja feita por consenso e não a pedido de um só partido.

A Sr.ª Presidente: - Com certeza, Sr. Deputado. Julgo que não há oposição a que se votem de imediato os votos de congratulação, ao que, de seguida, se produzirão as intervenções.
Vai, pois, proceder-se à leitura do voto de congratulação n.º 51/V, apresentado por deputados do PSD.

Foi lido. É o seguinte:

Voto de Congratulação n.º 51/V

No passado dia 3 de Março a Selecção Nacional de Futebol-Juniores conquistou em Riade, na Arábia Saudita, o Campeonato Mundial de Futebol-Juniores Sub-19, um título jamais alcançado por uma selecção portuguesa, o que prestigia de forma extraordinária o desporto nacional.
Reconhecendo-o com a maior alegria e orgulho, a Assembleia da República congratula-se com este justíssimo triunfo e felicita os dirigentes, jogadores e técnicos ligados ao departamento de futebol júnior, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo e de que é este feito é a merecida e natural consequência.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr.ª Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr.ª Presidente, no quadro da pergunta feita ao Sr. Deputado Adriano Pinto pelo meu colega António Filipe, creio que poderíamos votar conjuntamente os dois votos, uma vez que eles não são opostos, reforçando assim o sentido de voto desta Casa.

A Sr.ª Presidente: - Se houver consenso, assim se fará, Sr. Deputado. Tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr.ª Presidente, os dois votos têm textos diferentes e, sobretudo, conclusões diferentes, tendo o da Comissão de Juventude uma especificidade, que, justifica-se, deve ser mantida.
Quando houve a iniciativa, por parte do meu colega Adriano Pinto, de apresentar um voto de congratulação, pensámos que isso era natural! Depois, surgiu o problema se seria ou não eficiente manter os dois votos, mas, neste momento, afigura-se-nos que tem mais virtualidade manter os dois votos de congratulação.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Mas votados em conjunto!

A Sr.ª Presidente: - Ao que depreendemos, há consenso para que se votem conjuntamente os dois votos de congratulação.
Vamos então, proceder à leitura do segundo voto de congratulação apresentado pela Comissão Parlamentar de Juventude.

Foi lido. É o seguinte:

Voto da congratulação n.º 52/V

A Selecção Nacional Sub-19 terminou no passado dia 3 de Março um longo caminho de dedicação e esforço que conduziu à brilhante conquista no Campeonato do Mundo na respectiva categoria.