O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 DE MARÇO DE 1989 1781

O feito que encheu de júbilo todos os portugueses e, muito particularmente, os jovens, só foi possível pela articulação empenhada dos esforços e das capacidades de dirigentes, técnicos e jogadores no prosseguimento do objectivo a que se propuseram.
A Assembleia da República deseja manifestar o voto de que esta grande vitória desportiva internacional reforce uma realista e objectiva valorização dos recursos desportivos do Pais e, simultaneamente, proporcione um maior número de oportunidades aos jovens desportistas portugueses.
A Comissão Parlamentar de Juventude propõe que a Assembleia da República convide a selecção nacional para visitar este Parlamento e, desde já, disponibiliza-se a receber em audiência os jovens campeões mundiais.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, vamos votar os dois votos.

Submetidos a votação, foram aprovados por unanimidade.

Aplausos gerais.

A Sr.ª Presidente: - O Sr. Deputado Miguel Macedo pede a palavra para que fim?

O Sr. Miguel Macedo (PSD): - Para uma breve declaração de voto relativamente ao voto de congratulação apresentado pela Comissão Parlamentar de Juventude, que acabamos de votar.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, a Mesa está deparada com a seguinte dificuldade: é que nenhum dos componentes da Mesa esteve na reunião de líderes, portanto não sabe se, realmente, houve alguma deliberação a esse respeito.
Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Brito.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Sr.1 Presidente, é para informar V. Ex.ª que a reunião de líderes não tomou qualquer deliberação nesta matéria, limitando-se a estabelecer os tempos para os debates dos próximos dias, pelo que a Mesa pode estar inteiramente à vontade.

A Sr.ª Presidente: - Muito obrigada pelo esclarecimento, Sr. Deputado.
Portanto, havendo consenso, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Macedo.

O Sr. Miguel Macedo (PSD): - Sr.ª Presidente, em bom rigor o que me proponho fazer até acaba por não ser uma declaração de voto, porque não há muito mais a declarar do que aquilo que o voto de congratulação contém... É unicamente para que a Mesa da Assembleia da República tome em boa nota a última parte do voto, que apresentámos, discutimos e votámos na Comissão Parlamentar de Juventude e também, há momentos, aqui na Assembleia da República, ou seja para que a Mesa, efectivamente, enderece o convite que propomos à Selecção Nacional Sub-19 de Futebol e que, dentro de um tempo razoável, possamos ter, na Comissão Parlamentar de Juventude, a resposta em relação ao convite que propomos.

A Sr.ª Presidente: - O Sr. Deputado António Filipe pediu a palavra para que efeito?

O Sr. António Filipe (PCP): - Para uma curta declaração de voto, Sr.ª Presidente.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. António Filipe (PCP): - Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: Votámos favoravelmente este voto de congratulação relativo à vitória da Selecção Nacional Sub-19, congratulação que é tanto maior quanto maiores são as dificuldades dos jovens em praticar desporto no nosso país; congratulação que é tanto maior quanto maiores são as dificuldades de conciliar a prática desportiva com as condições de estudo que são oferecidas aos jovens portugueses.

O Sr. João Amaral (PCP): - Muito bem!

O Orador: - Pensamos que devem os jovens de acordo com o voto aprovado, ser convidados a visitar esta Assembleia. Mas, mais do que isso, devem ser homenageados pela Comissão de Juventude e pela própria Assembleia da República. O que propusemos, ontem, na Comissão Parlamentar da Juventude foi que se possa realizar uma audiência conjunta da Comissão de Juventude com os deputados da Comissão de Educação, que se ocupem, preferencialmente, de problemas desportivos, onde estes jovens possam ser homenageados por este órgão de soberania, da forma que merecem.

Vozes do PCP: - Muito bem!

A Sr.ª Presidente: - Para uma declaração de voto, tem a palavra o Sr. Deputado José Lello.

O Sr. José Lello (PS): - Sr.ª Presidente, é óbvio que, depois da minha intervenção não terei muito mais a dizer, para além de breves palavras, reportando-me à intervenção do Sr. Deputado Adriano Pinto. Dentro do espírito da sua intervenção, gostaria de dizer que este convite, a ser endereçado à selecção, deve ter em atenção que a mesma é também composta pelos dirigentes que se deslocaram a Riade e pela equipa técnica. Já agora, se me permitem, sugeria que esta audiência não se resumisse, apenas, à Comissão de Juventude porque, de facto, esta selecção nacional não representou só a juventude portuguesa mas, sim, todo o País.
Portanto, se me permitissem, e não querendo se enjeitado pela Comissão de Juventude, gostaria, de também eu, ter oportunidade de, como representante de um larga faixa de opinião pública deste país, poder cumprimentar a Selecção que venceu em Riade.

A Sr.ª Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Carvalhas.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: Depois da liquidação dos «euromísseis» primevo acto concreto no desarmamento nuclear, os povos europeus puderam assistir, já este ano, a dois importantes acontecimentos para o seu devir: a) A conferência de Paris sobre a proibição das armas químicas que encerrou com sucesso; b) A conclusão ao nível dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Conferência de Viena sobre a segurança e a cooperação europeias.