O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

168 I SÉRIE - NÚMERO

publicas em curso e para ao mesmo tempo se inteirar sobre as carências mais prementes das populações. Sem exagero pode qualificar se de memorável essa visita que S. Ex.ª o Sr Primeiro Ministro empreendeu a parte do distrito da Guarda facto testemunhado clara e insofismavelmente pelo entusiasmo e carinho com que foi recebido por todos em geral e em especial pelas palavras de apreço que lhe foram dirigidas pelos respectivos autarcas mesmo por aqueles que foram eleitos integrados em listas de partidos da oposição como por exemplo os
presidentes das Câmaras Municipais de Gouveia e de Seia.

Vozes do PS - E da Guarda?

O Orador: - E também da Guarda.
Sr. Presidente e Srs. Deputados: Estão criadas ou em vias de se concretizarem as condições necessárias para o desenvolvimento dos concelhos raianos do distrito da Guarda.
Temos ou vamos ter boas vias de Comunicação com o litoral estamos à porta da Europa temos mão de obra disponível e escolas aptas a fornecer a sua
indispensável qualificação.
Temos uma gastronomia boa e variada e os melhores vinhos do País como são os de Castelo Rodrigo e de, Pinhel termos recursos naturais a começar pela própria natureza - atmosfera pura rios despolidos e paisagens de grande beleza com realce para o inconfundível espectáculo das amendoeiras em flor principalmente em Vila Nova de Foz Côa e Fagueira de Castelo Rodrigo ma s propriamente em Barca de Al... temos óptimas condições e inergéticas ...... colas e boas aguas termais
Temos um património histórico cultural diversificado e de grande valia de que se mostra no Sabugal Sortelha essa verdadeira relíquia da Idade Média as ruínas de Santa Maria do Castelo em Vilar Maior a Igreja de Santo António na ..... Solar do Brito a Fonte .... da Misericórdia na sede do ...........histórico com as suas .... nas do castelo. No concelho de Figueira de Castelo Rodrigo as muralhas medievais as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura e o Convento de Santa Maria de Aguiar na freguesia de Castelo Rodrigo o Casarão da Torre de origem romana em Almofala a igreja matriz de Escarigo com o seu tecto mudé.... a igreja fortaleza de Escalhão a igreja matriz de Figueira com o seu arco abatido o Solar dos Metelos em Freixeda do Torrão e o Solar do Fidalgo na freguesia de Vilar Torpim Em Pinhel a Igreja de Santa Maria do Castelo as igrejas da Misericórdia e da Trindade e os Solares da Casa Grande e dos Távoras. Em Vila Nova de Foz Côa a igreja matriz e o pelourinho de estilo manuelino e a Capela da Senhora dos Passos na sede o Solar do Visconde de Banhos em Almendra o Castelo de Numão e as ruinas de Castelo Melhor. E em Meda anos castros alguns dos quais pré históricos a cidadela do Castelo de Marialva e o Solar do Morgado, do Rabaçal.
Aqui fica Sr.ªs Deputadas e Srs. Deputados o registo panegírico admito mas real uma parte do distrito, da Guarda esse distrito de nobres tradições te de elevados valores materiais e espirituais. Quantos de VV. Ex.ªs conhecem essa parte importam ... esta minha, pequena modestia .... e suscite entusiasmos
isto ........

Aplausos do PSD

O Sr Presidente: - Sr. Deputado queria preveni-lo de que houve uma falha na contagem do tempo e àquele que está fixado no quadro de e acrescentar se cinco minutos para se conhecer verdadeiramente o tempo gasto.
Para pedidos de esclarecimento inscreveram-se o Srs. Deputados Carlos Luís e Armando Vara.
Tem apalavra o Sr. Carlos Luís.

O Sr. Carlos Luís (PS): - Sr. Presidente Srs. Deputados Sr. Deputado Silva Carvalho ouvi atentamente a sua intervenção firmando-me me nos propósitos que enunciou não valorização das gentes da Beira Interior mas a sua intervenção mais não foi do que um convite aos Srs. Deputados para testarem o seu lindo distrito servindo V. Ex.ª de guia turístico para percorrermos a ruínas de um passado histórico memorial de castelos e muralhas de igrejas e de catedrais.
Mas Sr. Deputado falemos do presente falemos de Portugal dos anos 80 falemos do Portugal europeu.
E neste sentido o que me diz o Sr. Deputado sobre o programa fronteiriço quando cerca de 80 milhões são destinados para a região raiana e o poder central dessas verbas para outras regiões desenvolvidas.
O que me diz V. Ex.ª sobre a protecção deste vasto património histórico cultural de castelos em ruínas como enunciou V. Ex.ª e de muralhas que não resistem ao tempo e que o IPPC ignora e a Sr. Secretária de Estado da Cultura também o que e diz V. Ex.ª a esse património humano de gente grande que ao partir da suas aldeias as deixou em pleno estado medieval e ao regressar as encontra praticamente no mesmo estado apesar da luta que é justo aqui registar dos nossos autarcas que têm feito autênticos milagres com verbas para que o Governo central lhes destina. O que me diz V. Ex.ª ainda sobre o IP5 que é considerado neste momento autentica morgue da Europa.

O Sr. Duarte Lima (PS: - Não é verdade!

O Orador - Sr. Deputado tenha paciência mas há números V. Ex.ª conhece-os tão bem como eu e sabe que neste momento há empresas que proíbem os respectivos motoristas de e circularem no IP5 nomeadamente no que concerte ao transito pesado.
Mas o que me diz V. Ex.ª quando, o Sr. Primeiro Ministro é recebido com assobios e com apupos na cidade da Guarda (como já imprensa noticiou? O que me diz V. Ex.ª sobre os 400 postos de trabalho que estão e causa na fábrica da Renault. O que me diz V. Ex. acerca da Escola Superior de Educação e da Guarda e da Escola de Enfermagem. Que soluções dá V. Ex.ª ao seu partido e ao seu Governo e a todas essas questões?

Aplausos do PS

O Sr. Presidente - O Sr. Deputado Armando Vara acaba de prescindir do pedido de esclarecimento portanto tem V. Ex.ª a palavra para responder se assim desejar.

O Sr. Silva Carvalho (PSD) - Sr Deputado Carlos Luis tenho muito prazer em responder aos pedidos esclarecimento que formulou desde já me ponho à disposição de V. Ex.ª para servir de guia nessa visita histórica que V. Ex.ª diz que fiz