O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3366 I SÉRIE - NÚMERO 97

à vossa governação, quem irá perder serão os senhores! É que, cada vez que fizerem uma dessas inaugurações, estarão a condenar-se a vós próprios pela forma como delapidaram o erário público em Portugal!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado João Salgado.

O Sr. João Salgado (PSD): - Afinal, o Sr. Deputado António Guterres não fez nenhuma defesa da consideração, vinda apenas em defesa do seu camarada de bancada.
Sr. Deputado António Guterres, não é verdade que o Governo se tenha atrasado, que não tenha havido expropriações, etc. Aliás, isto é tanto assim que, há pouco, o Sr. Deputado Armando Vara leu que essas obras seriam para estar concluídas em 1990. Estamos em 1991...

O Sr. António Guterres (PS): - Então atrasaram-se!

Risos do PS.

O Orador: - Repare que se tratou de recuperar atrasos, pelo que o que a bancada do PS está é a fazer demagogia!

O Sr. Armando Vara (PS): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Armando Vara (PS): - Sr. Deputado, se o atraso não é imputável ao Governo, então isso quer dizer que o é à empresa. Logo, a empresa, ao invés de merecer prémios, merece é ser penalizada por isso!
Então, a que propósito é que estão a ser dados prémios a empresas que se atrasaram?! Por uma razão muito simples: as empresas provaram que os atrasos não eram da sua responsabilidade e o Governo dá-lhes prémios para cumprirem as obras dentro dos prazos!

O Orador: - Não é nada disso, Sr. Deputado - V. Ex.ª sabe que não é! O que os Srs. Deputados querem e desviar a atenção da opinião pública das inaugurações! É esse o vosso interesse!
O grande problema para o PS é que, em quatro anos, este governo tem obras realizadas! Ora, como há obras realizadas, também há inaugurações! O PS está é envergonhado de as não ter, nem sequer no âmbito da Câmara Municipal de Lisboa!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Como há pouco referi, temos o exemplo da inauguração da via rápida de Telheiras, a cuja inauguração o Dr. Jorge Sampaio esteve presente sem sequer ter sido convidado! O que é grave é que a obra é privada e vemos o Sr. Presidente da Câmara a aproveitar-se de algo com que a Câmara nada tem que ver! Isso é que é falta de vergonha, Srs. Deputados!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O que não há dúvida é que o povo português os julgará por não terem obra feita, nem no passado, nem no presente - principalmente na Câmara de Lisboa.
Os Portugueses sabem que há uns anúncios nos jornais, provenientes da Câmara de Lisboa, dizendo que há parques de estacionamento. Mas onde é que eles estão?! Sabem que há prospectos afirmando a recuperação de zonas verdes, mas também sabem onde é que elas não estão! Essa é que é a realidade!
Na verdade, ninguém sabe onde é que estão os parques de estacionamento que os senhores anunciam como já feitos, quando os terrenos nem sequer estão ainda expropriados!

O Sr. António Guterres (PS): - Já há concursos feitos!

O Orador: - Concursos feitos?! Onde, Sr. Deputado?! Mostre-os! Nem se sabe nada na Câmara!...

O Sr. António Guterres (PS): - Não seja aldrabão!

O Orador: - Aldrabões são os senhores, pois não têm a dignidade de evitar vir aqui defender assuntos que não sabem defender!

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - É só propaganda!

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - É uma propaganda descarada!

O Sr. Ferraz de Abreu (PS): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Pede a palavra para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Ferraz de Abreu (PS): - Para fazer um protesto.

O Sr. Mário Montalvão Machado (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito?

O Sr. Mário Montalvão Machado (PSD): - Para fazer uma intervenção.

O Sr. Presidente: - Para fazer um protesto, tem a palavra o Sr. Deputado Ferraz de Abreu.

O Sr. Ferraz de Abreu (PS): - Quero apenas chamar a atenção do Sr. Deputado João Salgado de que há afirmações que não se fazem.
Em primeiro lugar, porque não é verdade que alguém tenha anunciado que tinha feito parques de estacionamento subterrâneos. O que foi anunciado é que vários desses parques vão ser adjudicados. Também recebi esses papéis e nunca vi lá escrito que a Câmara «tinha feito».
Em segundo lugar, Sr. Deputado João Salgado, quero dizer-lhe que o senhor tem muito fraca memória, porque o PS, apesar da situação crítica em que governou este país, por culpa da herança que recebeu dos governos da AD, iniciou e projectou muitas das obras que estão agora a ser feitas. Efectivamente, quase todos os itinerários principais foram projectados e começados pelo governo socialista.

Risos do PSD.

O Sr. João Salgado (PSD): - Só se tiver sido na sua rua, Sr. Deputado!