O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE DEZEMBRO DE 1993 643

Mas se não conseguiram esse vosso objectivo, se registaram aí uma clara derrota estratégica terão necessariamente uma nova derrota estratégica nesta tentativa de se apropriarem ilegitimamente dos resultados da coligação Com Lisboa.

Aplausos do PCP.

0 Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado António Guterres.

0 Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Octávio Teixeira, vejo, em primeiro lugar, que V. Ex.ª de há algum tempo para cá está a especializar-se em intervenções muitas aplaudidas pela bancada do PSD!...

Aplausos do PS.

Sr. Deputado, não pretendi apropriar-me dos resultados de ninguém, a não ser dos do PS. Nestas eleições autárquicas o PS teve, em votos em listas próprias, 36,6 %!

Vozes do PSD: - Ah, ah, ah!!!

0 Orador: - Se distribuirmos os votos da coligação Com Lisboa, de acordo com os últimos resultados eleitorais conhecidos do concelho de Lisboa, competem ao PS mais de 2,7 %; se distribuirmos os votos obtidos em Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, de acordo com os resultados eleitorais das últimas eleições autárquicas, competem ao PS 0,35 %. Ora, 36,6 % mais 2,7 % mais 0,35 %, sem roubar um único voto ao PCP, dá 39,11 % ... !

Aplausos do PS.

Protestos do PCP.

Em matéria de contas, e não gostando eu de invocar os meus méritos, gostaria de lembrar-lhe que obtive 19 valores em Matemáticas Gerais no Instituto Superior Técnico.

Aplausos do PS.

Protestos do PCP e do PSD.

Mas o problema central não tem aqui a ver com uma questão de aritmética mas, sim, com uma questão política.

Risos do PCP.

E a questão política que está em causa é a de saber qual o melhor relacionamento entre os partidos da esquerda para derrotar o PSD e é dessa que vale a pensa falar em vez de procurar trazer para aqui uma questão de chicana sobre números.

Vozes do PS: - Muito bem!

0 Sr. João Amaral (PCP): - 0 senhor é que a trouxe para aqui!

0 Orador: - Foram os senhores, Sr. Deputado!
Vamos, então, à questão política.
Desde o princípio tomámos claro que o nosso objectivo fundamental era o de derrotar o PSD.

Vozes do PS: - Muito bem!

0 Orador: - Esse objectivo foi alcançado! 0 PSD teve claramente menos votos do que o PS e, se quiserem fazer as contas dessa maneira, em relação à esquerda a direita teve, no seu conjunto, um esmagador resultado negativo.

Vozes do PS: - Muito bem!

0 Orador: - Se o PS tivesse seguido as pressões do PCP para realizar coligações indiscriminadas de Norte a Sul do País, se o PCP tivesse «amarrado» o PS, posso garantir-lhe que o PS não teria tido o êxito que teve nas captação do eleitorado central!

0 Sr. João Amaral (PCP): - É falso, Sr. Deputado!

0 Orador: - Mais, Sr. Deputado: posso garantir-lhe que o resultado de 52,88 %, que soma as percentagens eleitorais do PS, do PCP e da coligação Com Lisboa, não teria sido alcançado!

Aplausos do PSD.

Esta é uma questão política decisiva, porque a vossa estratégia de querer «amarrar» o PS ao PCP só beneficia, só ajuda o PSD a disputar e conquistar o eleitorado central!

Aplausos do PS.

Protestos do PCP.

Se o PCP deseja - e bem! - colaborar na derrota da direita deve compreender a vantagem política evidente que tem em se concentrar nas áreas do eleitorado onde disputa de forma favorável o voto e deixar o PS livre para discutir com o PSD a questão crucial de saber quem é que pode construir, em Portugal, uma maioria de Governo.

Aplausos do PS.

0 Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Duarte Lima.

0 Sr. Duarte Lima (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Guterres, ontem, na televisão, por ocasião de um debate com um colega seu de partido, tive a oportunidade de dizer que, numa eleição, tal como num jogo, ganha quem tem mais. pontos ou quem mete mais golos. Claramente, o Partido Socialista teve mais votos, maior percentagem de votantes, mais presidências de câmara, logo, o Partido Socialista ganhou estas eleições.

Aplausos do PS.

Compreenderá que por essa razão, apesar de pessoalmente já lhe ter apresentado cumprimentos, lhos reitere de novo, publicamente, bem como aos presidentes de câmara do Partido Socialista que ganharam as eleições. Permita-me também que englobe nesse cumprimento os presidentes de câmara do meu partido - que são menos 11 do que os do PS, os do PCP e os do CDS-PP que ganharam estas eleições.

Vozes do PSD: - Muito bem!

0 Orador: - V. Ex.ª falou na verdade das palavras. Deixe-me, então, falar um pouco sobre a verdade das palavras porque, como já demonstrou o Sr. Deputado Octávio Teixeira, o resultado que evocou para o seu partido não é correcto e, se é verdade que o PS cumpriu esse objectivo eleitoral, a sua vitória não é tão estrondosa como quer fazer parecer.