O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

510 I SÉRIE - NÚMERO 16 

ções, com o intuito de desfocar a questão essencial. Repito que a questão essencial e que em si mesma comporta uma gravidade extrema é esta e tão-só esta: o Sr. Prof. Marcelo Rebelo de Sousa mentiu deliberadamente a uma comissão de inquérito que está, neste momento, a desenvolver o seu trabalho no âmbito desta Assembleia da República. E à luz dos critérios políticos e éticos por que nós, Grupo Parlamentar do Partido Socialista, nos movemos, tal atitude é suficientemente grave para merecer uma condenação firme da nossa parte.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, querendo, tem a palavra o Sr. Deputado Marques Mendes.

O Sr. Luís Marques Mendes (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Deputado Francisco de Assis, a primeira questão que gostaria de referir tem a ver com o que considero uma campanha perfeitamente orquestrada e organizada relativamente ao líder do PSD.

Vozes do PSD: - Muito bem!

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, agradeço que ouçam em silêncio.

O Orador: - Uma campanha como, porventura, nunca se terá visto, relativamente a um líder político! E sabe qual é a razão de ser desta campanha, Sr. Deputado? É que os senhores, sem se aperceberem, caem, permanentemente, na maior das contradições: gostam de dizer que o líder do PSD não tem credibilidade e, a seguir, atacam-no «forte e feio»!
Há um ditado popular que explica isto - e a sabedoria popular é sempre muito importante e genuína: «os rapazes só atiram pedras às árvores que dão frutos».
Ora, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa está a dar «frutos», e vai dar cada vez mais no futuro!

Aplausos do PSD.

O Sr. Luís Filipe Madeira (PS): - Frutos podres!

O Orador: - A segunda questão está relacionada com Pausa.
uma coisa extraordinária que o senhor aqui disse. Mas eu vou repetir-lhe, Sr. Deputado, pelas vezes que quiser: o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa não mentiu! O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa apresentou documentos verdadeiros, apresentou documentos que estão depositados numa instituição brasileira. Se os factos que lá estão não são
verdadeiros, então o senhor diga quais são e diga quem é que faltou à verdade. Os documentos não foram surripiados, não foram roubados,

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Foram tirados da
Internet!

O Orador: - ... os documentos são verdadeiros.
Mas, mais do que isso: o senhor quer fugir ao essencial da questão, mas nunca o vai fazer. O senhor, que, portanto, se assume aqui como o representante de um grupo privado, não é capaz de nos transmitir o preço?! Diga o preço! Se toda a gente conhece os preços das várias operações, por que é o senhor esconde esse?!

Protestos do PS.

O senhor, pelos vistos, sabe tudo sobre esse negócio.

Protestos do PS.

O Orador: - O senhor, pelos vistos, assume-se aqui como porta-voz do interesse que nada tem a ver com o interesse público. Então, diga lá o preço!

Pausa.

Sr. Deputado Francisco Assis, importa-se de, por um instante, me dar atenção...?
O Sr. Deputado está interessado em ouvir as minhas explicações ou está interessado apenas em fazer o seu «número»? É que é uma coisa diferente!

Risos.

Sr. Deputado, conhece-se o preço da aquisição dos primeiros 25% (não houve problema em divulgar!); conhece-se também o preço dos segundos 25% (não houve problema em divulgar!); sabe-se o preço a que o EPE comprou (não houve problema em divulgar!); agora até se sabe o preço da venda a um banco, relativamente ao qual a Sonae tinha direito de opção, mas prescindiu, renunciou, abandonou aquela opção para comprar, depois, no mesmo dia - e podia ter comprado por aquele preço, ninguém sabe se comprou por aquele ou por outro, mais alto ou mais baixo...
Talvez o senhor saiba isso tudo...
Pergunto: qual é o português de bom senso que não percebe que há aqui qualquer coisa de esquisito por detrás?! Sabe-se tudo menos isto! É «gato escondido com o rabo de fora»!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado deveria dar um pouco mais de atenção ao que estou a dizer em vez de pedir explicações aí ao lado...

O Sr. Artur Torres Pereira (PSD): - Exactamente!

O Orador: - Quando o Sr. Deputado terminar essa aula de explicações, eu concluo...

É talvez mais útil esta parte, Sr. Deputado Francisco Assis!

Era suposto que o senhor defendesse o interesse público, que defendesse o Governo. O Governo até está caladinho, nem diz uma palavra, para ver se passa despercebido... E o senhor está aqui apenas interessado em duas coisas: evitar dizer sempre a questão essencial, ou seja, o preço, para se saber se houve ou não favorecimento.
Por que é que divulgaram todos os outros preços e escondem este? E por que é que, porventura, o senhor sabe e não o divulga?

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado já gastou 4 minutos. Tem de terminar!