O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1969 | I Série - Número 034 | 20 de Dezembro de 2003

 

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Não podemos deixar de assinalar que o voto apresentado pela maioria omite qualquer referência quer à ocupação ilegal e ilegítima do Iraque quer à questão da aplicação da pena de morte, contra a qual, aliás, a Assembleia da República se pronunciou, por proposta do PCP e por unanimidade, aprovando uma resolução há uns anos atrás.

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Telmo Correia.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero, de uma forma tranquila e serena, repetir aquilo que já dissemos ontem e saudar aqueles que agora vieram falar sobre esta mesma matéria, exceptuando, obviamente, esta última intervenção.
Quero dizer basicamente que, se não tivesse havido a intervenção militar no Iraque, o ditador Saddam Hussein ainda estaria no poder, como pretendiam alguns nesta Câmara,…

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

Vozes do PCP: - O petróleo!

Risos do PCP e do Deputado do BE João Teixeira Lopes.

O Orador: - … designadamente aqueles que consideravam que, mesmo com o aval das Nações Unidas, não poderia ter havido intervenção. Se não tivesse havido intervenção no Iraque, o ditador, que não se entregou por si, que não se entregou voluntariamente e que não desistiu do poder, estaria, provavelmente, num dos seus palácios a continuar a executar os seus cidadãos. Este é o ponto importante! Este é o ponto fundamental! Esta é a questão essencial!

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - E a Arábia Saudita!?

O Orador: - Sr. Deputado João Teixeira Lopes, o voto é sobre o Iraque! Não sei se percebeu!

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Eu li-o!

O Orador: - Leu-o? Convém!
Em relação àquilo que aqui foi dito, consideramos que a captura e o futuro julgamento de Saddam Hussein é fundamentalmente - e é isto que é preciso dizer hoje - uma vitória das democracias,…

Vozes do CDS-PP: - Exacto!

O Orador: - … uma vitória da liberdade sobre as tiranias.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

Esta é a grande mudança, este é o ponto fundamental, como foi a intervenção no país de Milosevic e está a ser o seu julgamento,…

Vozes do CDS-PP e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - … e também em relação a este país outros condenaram a intervenção e outros teriam deixado que ele ficasse no poder. Este é ponto central! Este é o ponto essencial! E nós temos uma concordância, ainda que não plena, por razões que foram explicadas pelo Sr. Deputado António Nazaré Pereira, em relação aos votos apresentados quer pela maioria quer pelo Partido Socialista. Não há divergências de fundo nestes dois votos.
Em relação ao voto do PCP, quero apenas dizer-lhe, meu caro Deputado Bernardino Soares, que é certo que o PCP terá condenado a figura de Saddam Hussein, não temos grandes dúvidas sobre isto…

Vozes do PCP: - Terá?!