O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2264 | I Série - Número 040 | 17 de Janeiro de 2004

 

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Os senhores querem a incineração!

O Orador: - O problema do projecto de lei de Os Verdes é que parte de um princípio, de uma afirmação, de uma profissão de fé que quase faz lembrar aquela cena famosa de dizer que vamos conseguir um dia não produzir lixo! O problema é que não sabemos quando chegará esse dia, Sr.ª Deputada!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - E então?!

O Orador: - Esse é o problema! Enquanto não chegar esse dia, se não tivermos soluções para enfrentar o problema, continuamos a poluir.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Vocês não as têm!

O Orador: - O objectivo da política que o Governo está a seguir é precisamente o de implementar soluções diversificadas.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Não é não!

O Orador: - Srs. Deputados, a construção da incineradora do Centro representa tão-somente 5% de aumento em matéria de incineração de resíduos sólidos urbanos,…

O Sr. Manuel Oliveira (PSD): - Muito bem!

O Orador: - …mas as medidas complementares que o Governo está a implementar em matéria de valorização orgânica - e disto os senhores não quiseram falar - implica que, nos próximos quatro anos, teremos um aumento de tratamento nesta área de 300%.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Por que vai insistir na incineradora?

O Orador: - É disto que os Srs. Deputados não querem falar! São 300% de aumento em valorização orgânica; são somente 5% de aumento em incineração!
Srs. Deputados, o objectivo é que se consiga, de facto, alcançar soluções de redução. Porém, Sr.as Deputadas de Os Verdes, se não houver diversificação de soluções, que é aquilo que os vossos projectos de lei pretendem inviabilizar, não conseguiremos resolver os problemas da recolha selectiva,…

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Isso é o que vocês vão fazer! A incineradora precisa de ser rentabilizada!

O Orador: - … da valorização orgânica, da redução dos resíduos urbanos biodegradáveis e da incineração.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Pedro Silva Pereira (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para defesa da honra da bancada.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, qual é o motivo do seu agravo? Devo dizer que estive atento à intervenção do Sr. Deputado Vítor Reis e não me apercebi que houvesse qualquer motivo de agravo.

O Sr. Pedro Silva Pereira (PS): - Sr. Presidente, permitir-me-á fazer esse juízo, até a título pessoal, visto que o Sr. Deputado Vítor Reis referiu que o PS e o governo a que pertenci preconizavam uma solução de envenenamento.

O Sr. Presidente: - Não, Sr. Deputado, não foi isso o que o interveniente disse.

O Sr. Pedro Silva Pereira (PS): - Foi exactamente isso que disse o Sr. Deputado Vítor Reis!

O Sr. Presidente: - Não, o Sr. Deputado Vítor Reis não disse que V. Ex.ª defenderia uma operação de envenenamento. É preciso não tentar tresler as coisas.