O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3151 | I Série - Número 057 | 28 de Fevereiro de 2004

 

fortíssima das importações de bens de equipamento e de bens intermédios.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

A retoma e a competitividade que o Governo vislumbra são, pois…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - É preciso ter uma grande lata!

O Orador: - Estejam calmos, ainda não acabou!
Dizia eu que a retoma e a competitividade que o Governo vislumbra são, pois, Sr. Primeiro-Ministro, muito pobres, são muito, muito, insuficientes para o que Portugal e os portugueses aspiram e para o que Portugal e os portugueses merecem.
A verdade é que, nos últimos dois anos, desde a Primavera de 2002, Portugal anda por mau caminho. O resultado da "nova AD" é este que está na primeira página do Público: "A economia portuguesa andou dois anos para trás em 2003". Este é o resultado da vossa política. Não é a retoma, é a recessão, Sr. Primeiro-Ministro!!

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

Esta é uma das três piores recessões que Portugal teve depois da II Guerra Mundial. Como o Sr. Primeiro-Ministro sabe, duas são totalmente da vossa responsabilidade. Em 1992 e 1993 foi a chamada "recessão do oásis" e a de 2003 é a chamada "recessão da tanga".
Portugal foi metido num beco e foram os senhores que meteram Portugal nesse beco. Querem agora falar dos "amanhãs radiosos" depois de terem contribuído para o desastre colectivo em que Portugal está. Não conseguirão convencer os portugueses enquanto não mostrarem que querem mudar as vossas políticas, que querem mudar a vossa política. Não foi isso, infelizmente, que o Sr. Primeiro-Ministro aqui veio fazer.

Protestos do PSD.

Os quase 0,5 milhões de desempregados que Portugal tem não gostaram, certamente, de o ouvir nem aqueles que perdem, todos os dias, poder de compra em Portugal.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Ferro Rodrigues, em primeiro lugar, em relação ao resultado alcançado quanto ao défice, é ou não é bom para o País termos ficado abaixo dos 3%?

O Sr. João Cravinho (PS): - Não ficámos!

Vozes do CDS-PP: - Claro que é bom!

O Orador: - VV. Ex.as sabem ou não que era indispensável, para que fosse levantado o processo por incumprimento que havia contra Portugal, ficarmos abaixo dos 3%? Ora, se é bom para o País, como é possível não ouvirmos uma única palavra de congratulação da oposição?

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - Seja democrático! Está a ofender os portugueses!

O Orador: - Ou será, Dr. Ferro Rodrigues, que aquilo que é bom para o País é mau para a oposição? Ou será que VV. Ex.as não conseguem esconder o incómodo, o nervosismo que vos causou o