O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4064 | I Série - Número 075 | 16 de Abril de 2004

 

Portanto, Sr. Deputado António Filipe, os senhores não têm autoridade nenhuma para virem criticar o Governo desta maneira.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Uma vez que o Sr. Deputado António Filipe pretende responder conjuntamente, tem a palavra o Sr. Deputado Vieira de Castro também para pedir esclarecimentos.

O Sr. Vieira de Castro (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Filipe, sobre aquilo que parece ser o pacifismo que o PCP professa agora não falaremos hoje, vamos falar noutra altura.

O Sr. António Filipe (PCP): - Quando quiser!

O Orador: - Vou repetir ao Sr. Deputado António Filipe e a todos os Srs. Deputados da oposição qual é a posição do Governo sobre a questão do Iraque. Começo por referir-me à permanência de uma força da GNR no Iraque.
Essa unidade da Guarda Nacional Republicana está no Iraque ao abrigo de uma resolução da Organização das Nações Unidas, com o objectivo de contribuir para a segurança e a ordem públicas. Vai estar no Iraque por um período de seis meses, prorrogável por outro período de seis meses.
O que há de certo é o que acabei de dizer!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Esta questão merecia ser tratada com outra responsabilidade e sensatez. Parece-me que já basta o facto de, não todos mas ainda alguns partidos da oposição, usarem esta questão como uma arma de arremesso. Estão a proceder mal e procedem muito mal quando, por exemplo, exigem que a unidade da Guarda Nacional Republicana regresse ao País. Não podemos desertar, somos um país que tem de honrar os seus compromissos. E os senhores fazem parte desse País!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Honrar a mentira?! Honrar a vigarice?!

O Orador: - Os senhores, que tantas vezes, nas mais diversas matérias, fazem apelo às posições do Sr. Presidente da República, reflictam um pouco sobre o que este tem dito justamente acerca da permanência desta unidade da Guarda Nacional Republicana no Iraque.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Há dias, aquando do último embarque de oficiais, sargentos e praças da GNR para o Iraque, uma jornalista perguntou a um jovem tenente qual era o seu estado de espírito e das tropas que comandava e ele respondeu que estavam cheios de vontade para trabalhar e orgulhosos de representarem a Guarda Nacional Republicana e o País.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Defender a mentira é muito difícil!

O Sr. Presidente: - Para responder aos dois pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.

O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados João Rebelo e Vieira de Castro, não me levem a mal, mas tenho de dizer-lhes que a vossa desorientação espelha bem a desorientação do Governo.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Ah!

O Orador: - Aliás, essa desorientação foi pública e notória.
Sr. Deputado João Rebelo, nós não estamos felizes nem contentes com a situação que está a passar-se.