O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4566 | I Série - Número 083 | 03 de Maio de 2004

 

Quanto aos combustíveis, VV. Ex.as não entenderam o mercado.

O Sr. José Junqueiro (PS): - E em Espanha?!

O Orador: - Não sabem que a liberalização - que, aliás, é uma regra nos países europeus, em todos os países da Europa Ocidental a regra é a liberalização - leva, obviamente, a uma coisa muito simples: quando os preços sobem no mercado, sobem em Portugal e quando descem no mercado, descem em Portugal.

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - E em Espanha como é que está?!

O Orador: - A verdade é que os preços do crude têm vindo a subir no mercado internacional e o que é racional, nessa situação, é que subam também em Portugal, até para não incentivar o aumento do consumo.

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - E em Espanha?!

O Orador: - Portanto, isso é absolutamente natural. E VV. Ex.as, apesar de toda a retórica pretensamente moderada, na realidade, ainda não se converteram ao mercado. Têm uma dificuldade em entender o mercado. É extraordinário! Então, o que é que gostariam agora? Queriam que fossem os portugueses com os seus impostos, agora,…

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - E em Espanha?!

O Orador: - … a suportar o aumento dos combustíveis no mercado internacional? Querem que Portugal, para não repercutir agora o aumento do mercado, aumente os impostos directos sobre os portugueses? Parece-me que é mais normal que sejam aqueles que utilizam os combustíveis a pagar esse aumento do que aqueles que não têm de os utilizar ou não os utilizam tanto. Chama-se a isto mercado.

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - E em Espanha?!

O Orador: - Em Espanha? Vou dar-lhe uma novidade, Sr. Deputado Ferro Rodrigues: a Galp aumentou mais os preços dos combustíveis em Espanha do que em Portugal,…

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): -- Em quanto é que está?! Qual é o preço?!

O Orador: -- … porque entendeu que o mercado, em Espanha, permitia mais esse aumento.

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - Qual é o preço que a Galp pratica em Espanha e em Portugal?!

O Orador: - Chama-se a isto mercado, Sr. Deputado Ferro Rodrigues! E, de facto, o mercado é a regra das economias modernas e VV. Ex.as, mais uma vez, por demagogia política,…

O Sr. Presidente: - Sr. Primeiro-Ministro, o seu tempo esgotou-se.

O Orador: - … estão a comprometer aquilo que são os interesses e os valores de uma economia livre e moderna, que queremos cada vez mais avançada.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para formular a sua pergunta, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Frasquilho.

O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, felicito-o pela oportunidade da discussão do tema do alargamento da Europa, tão importante para a nossa economia.
Infelizmente, aquilo a que aqui assistimos hoje foi a uma total falta de preparação por parte da oposição para discutir o tema, sobretudo da parte do Partido Socialista, que ainda não percebeu que Portugal se encontra inserido num mundo cada vez mais concorrencial e globalizado e que, portanto, não subsiste