O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4884 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004

 

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado, o seu tempo terminou. O Sr. Deputado está a fazer uma intervenção, tem mesmo de concluir.

O Orador - Vou concluir, Sr. Presidente.
O Governo tem-se manifestado optimista sobre a viragem da conjuntura em Portugal. Sr. Ministro da Economia, será possível dar-nos mais dados em relação a esta viragem? E, já agora, deixo aqui uma palavra de congratulação pela deslocação da sede do IAPMEI para o Porto.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro da Economia.

O Sr. Ministro da Economia: - Sr. Presidente, o Sr. Deputado Luís Fazenda diz que não nos reconhece autoridade moral para dizer o que dissemos aqui, pois eu penso que tenho toda a autoridade moral para o fazer depois da última vez que cá estive, quando os senhores fizeram sucessivas insinuações sem qualquer prova e que acabaram por ter de as retirar.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Não são insinuações!

O Orador: - Os senhores começaram por acusar o Primeiro-Ministro de ter dado instruções à Caixa Geral de Depósitos, foram desmentidos e tiveram de se calar-se, e não pediram desculpa por isso.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Nem tínhamos…!

O Orador: - No próprio dia em que aqui estive não me perguntaram nada, mas no dia seguinte vieram dizer: "atenção que a decisão vai ser segunda-feira…",…

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Como é que sabe se não esteve cá?!

O Orador: - … sabendo que a decisão não poderia ser tomada na segunda-feira. Porém, criaram o alarme como se estivéssemos a esconder alguma coisa. A decisão poderá ser tomada numa segunda-feira ou numa terça-feira, mas não, seguramente, na segunda-feira que os senhores referiram.
Por isso, temos toda autoridade moral para vos dizer que estamos dispostos a esclarecer tudo o que houver para esclarecer, e é este o lugar, quando cá estamos, para o fazer.
Sr. Deputado Bernardino Soares, quanto a saber onde queremos que esteja a oposição, devo dizer-lhe que a quero não só onde está a má notícia, também a quero onde há boas notícias.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - O senhor quer?!

O Orador: - Tenho visitado inúmeras empresas por este País fora, convido sistematicamente os Srs. Deputados e são muito raros aqueles que aparecem a visitar as boas empresas e os bons projectos.

Protestos do Deputado do PCP Bernardino Soares.

Sr. Deputado, fiz uma ronda pelas regiões menos favorecidas do País, no âmbito do Programa de Recuperação de Áreas e Sectores Deprimidos (PRASD), convidei os Srs. Deputados e foram muito poucos aqueles que compareceram nesses locais, e esses são os locais onde de facto eu gostava de ver a oposição.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Vá à Bombardier! Vá à Sorefame!

O Orador: - Sr. Deputado, em relação à Bombardier, agradeço-lhe o ter-me feito a pergunta, porque o PCP não a quis fazer,…

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Já lá vamos!