O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5697 | I Série - Número 106 | 28 de Julho de 2004

 

cumpra aquelas que o seu partido prometeu - e em nome do qual está aí sentado - e que não cumpriu com os portugueses.

Aplausos do PS.

O senhor veio falar aqui em duas fases, em desenvolvimento e em consolidação das finanças públicas. É preciso não ter pudor! Desenvolvimento?!…
O senhor orgulha-se de que, ao fim destes dois anos, haja 450 000 desempregados, fruto das políticas erradas dos seus governos e dos seus colegas de Governo?…

Aplausos do PS.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

O senhor orgulha-se de o seu antecessor ter prometido que, em dois anos, acabava com as listas de espera na saúde e, ao fim de dois anos, em vez de uma, há duas listas de espera e, em vez de 123 000 portugueses à espera de uma cirurgia, há mais de 150 000 portugueses à espera de uma cirurgia?!…

Aplausos do PS.

O senhor orgulha-se de o congelamento dos salários da função já ir no segundo ano consecutivo? O Sr. Primeiro-Ministro orgulha-se de o poder de compra das famílias em Portugal ter caído, no ano transacto, 0,8%?…
O Sr. Primeiro-Ministro orgulha-se de o País ter ficado para trás, em vez de ter convergido - como era vossa promessa - com a média dos países da União Europeia?…
Sr. Primeiro-Ministro, o senhor orgulha-se ou pensa que os portugueses têm alguma razão para se orgulhar de que, na sua primeira intervenção, tenha sido incapaz de dar uma palavra aos professores que esperam, excepcionalmente, pelos resultados de um concurso - uma trapalhada criada pelo vosso governo, que cria instabilidade -…

Aplausos do PS.

… que, fruto da vossa decisão, só a 15 dias do início do ano escolar é que estarão em condições - dizem! - de poder ser divulgados? Honestamente, parece-lhe que as escolas terão condições para, com estabilidade, proceder à abertura do ano escolar?…
Pensa que os portugueses têm confiança num Primeiro-Ministro que, numa altura em que o País está a arder, não teve uma palavra sequer sobre a política do Governo para combater os incêndios?!

Aplausos do PS.

Nós, Sr. Primeiro-Ministro, realizámos aqui, em Maio, um debate sobre esse tema, chamando a atenção do seu governo e da sua maioria. Riram-se de nós! Quisemos então que fosse criada uma comissão de acompanhamento, porque tínhamos receios fundados de que nada tinham feito e de que não tinham aprendido a lição com a catástrofe do ano passado.
Tenho de terminar, Sr. Primeiro-Ministro, porque só nos deram 5 míseros minutos na primeira hora,…

Vozes do CDS-PP: - Isso é mentira!

O Orador: - … mas não resisto a colocar-lhe duas questões.
Sr. Primeiro-Ministro, sei que V. Ex.ª é conhecido por dominar bem os dossiers…

Risos do PS, do PCP e do BE.

Neste sentido, gostava de saber concretamente qual é a estratégia para a negociação dos fundos estruturais que o senhor e nós consideramos importante e prioritária.
Em matéria de choque fiscal, o Governo, ao contrário do que prometeu, não baixou os impostos e, passados dois meses de tomar posse, aumentou o IVA de 17% para 19%, dizendo que era uma medida transitória. Pergunto: essa é uma medida transitória até quando? Ou é, infelizmente, mais uma mentira e