O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5698 | I Série - Número 106 | 28 de Julho de 2004

 

uma medida definitiva?

Aplausos do PS, de pé.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado António José Seguro, queria lembrar a V. Ex.ª que em debates anteriores a primeira pergunta também dispôs de 5 minutos, inclusive nos tempos do governo do Partido Socialista.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Não quero chamar ironias, mas daquelas palavras já esperamos que venham a ser usadas.
O Sr. Deputado António José Seguro começou por falar nos discursos. Eu acho graça, pois o senhor junta-se ao coro daqueles que durante anos passaram o tempo a dizer que eu só sabia fazer grandes discursos e nada mais. O povo elegia-me nos actos eleitorais a que me apresentava, agora quero surpreendê-los.

Protestos do PS e do PCP.

Sr. Deputado António José Seguro, sei que o seu partido não está numa fase fácil,…

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

… mas o senhor, que é líder parlamentar e que admitiu ser candidato a líder do seu partido, tem a obrigação de assegurar que a sua bancada respeite os deveres de cortesia e ouça em silêncio a minha resposta como sempre o fazemos.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. António José Seguro (PS): - Com certeza!

O Orador: - O Sr. Deputado António José Seguro disse que o meu discurso continha um conjunto de referências a matérias banais. Fiquei a saber que para si é banal a exigência do rigor nas finanças públicas, a necessidade do crescimento económico, a valorização dos recursos humanos dos portugueses, a justiça social, o e-Government. Não vim para aqui tentar fazer os brilharetes que, porventura, alguns tentarão fazer hoje para impressionar ou conquistar não sei quem…! Quero garantir o apoio e a confiança dos portugueses nos objectivos que aqui trazemos!!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Parece-me de mau gosto que um líder parlamentar de um partido com a dimensão, a história, a tradição do PS comece a sua intervenção parlamentar tentando aproveitar a graça de um programa - muito bem feito - de humor, de sátira. Ao que os senhores chegaram!… Não esperava isso da vossa parte, Sr. Deputado António José Seguro!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PS.

De qualquer maneira, mesmo que as palavras tivessem sido flop, a minha preocupação é que a nossa acção não o seja, é que os portugueses sintam que os resultados das medidas e do caminho que aqui tracei sejam um sucesso, sejam um êxito.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Responda às perguntas!

O Orador: - Era isso que esperava que o Sr. Deputado quisesse debater comigo.
Sr. Deputado, quanto às questões do tempo, há-de reconhecer que gosto muito de debate, como bem o