O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5810 | I Série - Número 106 | 28 de Julho de 2004

 

O Sr. José Magalhães (PS): - Foi o caso!

O Orador: - Mas foi essa a primeira desilusão. A desilusão de quem começou por nos falar de dois anos de desilusão, num exercício de psicanálise (que, aliás, continuou ao longo da intervenção) e que espelhava, por detrás das palavras que proferia, provavelmente a desilusão de dois anos de liderança do Partido Socialista, que agora cessaram, mas em relação aos quais se deve dizer, em abono da verdade, que não conheceram, em muitos momentos, o apoio, a palavra, o empenho e a determinação que agora V. Ex.ª vem mostrar.
São outros tempos, é preciso marcar posições e, às vezes, bem se percebe a posição daqueles que, finalmente, saem da última fila da bancada para nos brindar com a sua superior sapiência.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - A sapiência de alguém que vem dizer que o Governo é uma incógnita…

O Sr. José Magalhães (PS): - E é!

O Orador: - … e em que a resposta não pode ser outra, permita-me que lhe diga, depois deste dia de debate, que não esta: se o Governo é uma incógnita, a oposição é uma certeza,…

Risos do PSD e do CDS-PP.

… a certeza de não nos trazer, infelizmente - este dia de debate provou-o -, uma ideia válida, construtiva, concreta. Nem uma única proposta apresentou!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Prefiro, por isso, a incógnita daqueles que agora iniciam funções à certeza dos que, com os dois anos que levam de oposição, mostram não ter aprendido nada até ao momento.
O Sr. Deputado Jaime Gama passou depois a um outro exercício - sempre irónico -, de um Governo que, durante dois anos, foi de promessa em promessa. Penso que, mais uma vez, era a psicanálise…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … de quem recordava seis anos de governação, em que fomos, "de buraco em buraco", até ao "buraco" final da demissão do Eng.º António Guterres.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

Protestos do Deputado do PS Joel Hasse Ferreira.

O Orador: - Daí passou para um exercício de análise política sobre o PSD e o CDS, sobre a duração do Governo, um exercício de análise política, permita-me que lhe diga, Sr. Deputado, que vai ser bem mais necessário nos tempos que se aproximam de vivência interna do Partido Socialista do que para a coligação, que se mantém sólida, determinada e com os mesmos propósitos do momento inicial.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Olhe que no PS não há "trespasses"!

O Orador: - Depois de tudo isto, deixe-me dizer-lhe, ficou a desilusão final. Restava-nos ainda a esperança - porque é essa a opinião de muitos que, ao longo do tempo, acompanham a sua carreira política - de que fosse aqui apresentada mais uma candidatura à liderança do Partido Socialista.

Aplausos do Deputado do PSD Guilherme Silva.

Ficou de reserva, como noutros momentos. E é bom que assim seja, que exista quem fique na reserva!

Risos do PSD e do CDS-PP.