O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0489 | I Série - Número 010 | 08 de Outubro de 2004

 

Vozes do PSD: - Muito bem!

Risos do PS, do PCP e da Deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia.

O Orador: - Sr.ª Deputada, a ilha da Madeira, pequena como é, tem dois terços do seu espaço considerado como reserva e área protegida! A ilha da Madeira, pequena como é, tem dois conjuntos, no seu arquipélago, que são áreas protegidas! A ilha da Madeira, pequena como é, vê reconhecida pela comunidade internacional a sua floresta autóctone, a laurissilva!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Tudo isto está errado? Tudo isto foi mal feito?
A Sr.ª Deputada fala em prepotência, em influência e em pressão dos órgãos de comunicação social. No entanto, convém que saiba que, no caso da Madeira, o Governo Regional não tem qualquer influência sobre o centro de produção da RTP Madeira, cuja tutela é, total e absolutamente, de Lisboa. E, em relação à RDP, verifica-se a mesma situação.
A Sr.ª Deputada, ao falar de prepotência, está a dizer que 60% do povo madeirense é estúpido e está enganado há 30 anos!

Aplausos do PSD.

Há 30 anos que o povo madeirense vai às urnas! O povo madeirense é soberano! O povo madeirense decide e tem decidido bem! Contudo, a Sr.ª Deputada, porque estamos em período eleitoral, vem aqui fazer uma intervenção totalmente descabida, totalmente desprovida da realidade, totalmente mentirosa!
A Sr.ª Deputada falou da questão dos Reis Magos. Na praia dos Reis Magos e no Garajau foi o governo do PSD, do Dr. Alberto João, que teve a coragem de deitar abaixo tudo o que era habitação clandestina. Foi este governo! Sabe como é que os madeirenses iam à praia? Por cima do calhau, escorregando e correndo o risco de partir as pernas. É verdade! Eu falo o dialecto da minha terra e quando nós, madeirenses, queríamos ir a praia ou pagávamos jóias que eram pequenas fortunas ou, então, íamos por cima do calhau, correndo o risco de escorregar. Este governo criou acesso ao mar em todos os concelhos, fez com que homens, mulheres e crianças pudessem aceder ao mar em situações de total segurança.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Foi este governo que, através de um plano estruturado de parques industriais, deslocou todas as indústrias e todas as actividades poluentes dos centros dos concelhos, dos centros das cidades, criando parques industriais para, dessa forma estruturada e planeada, poder organizar a actividade industrial.
Os grandes hotéis de todas as cadeias, a grande indústria da Madeira que é o turismo são uma actividade premiada internacionalmente. E vem a Sr.ª Deputada falar contra essa mesma actividade, que é fundamental, que é estrutural para a economia da Madeira e para o trabalho e a produtividade dos madeirenses?!...
Sr.ª Deputada, não venha aqui fazer "fretes" a uma oposição que, até agora, tem sido incapaz de propor alternativas. Respeite o que tem sido feito e, acima de tudo, respeite a vontade do povo madeirense.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Carlos Rodrigues, não era necessário ter-se exaltado tanto no seu pedido de esclarecimentos.

O Sr. Carlos Rodrigues (PSD): - Exalto-me contra a mentira!

A Oradora: - Quero dizer-lhe que, lá fora, os senhores podem tentar silenciar tudo o que entenderem, ilegitimamente e de uma forma profundamente crítica, mas fazê-lo dentro desta Casa, peço-lhe imensa desculpa, Sr. Deputado, nunca vai conseguir!