O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | I Série - Número: 054 | 1 de Março de 2007

Sr. Deputado, nada pretendo ensinar-lhe, nada!, mas uma coisa lhe digo: «andar a reboque» nunca foi factor de credibilidade para liderança política alguma!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Muito bem!

O Orador: — Depois, quanto ao desemprego, vamos aos factos. Primeiro facto: em 2006 o desemprego cresceu de 7,62 para 7,66. Subiu quatro centésimas.

Protestos do PSD.

O facto é que esta taxa de crescimento é a mais baixa desde 2001! Ouviu bem: desde 2001!!

Protestos do PSD.

Segundo facto: em 2006 o emprego subiu 0,7.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Como é que é possível?

O Orador: — O que é que isto significa? Significa apenas o seguinte: é que nunca tinha subido, desde 2001. Houve mais 37 000 novos empregos, ou seja, houve mais 37 000 portugueses que tiveram emprego em 2006! Terceiro facto, Sr. Deputado: em 2006, aumentou o emprego na indústria, pela primeira vez, nos últimos cinco anos — foi mais de 0,7! Por isso, Sr. Deputado, se quer comparar o meu Governo com o seu, tenho imenso gosto em comparar.
Por exemplo, Sr. Deputado, entre Março de 2005 e Dezembro de 2006 (que foi o período deste Governo), Portugal tem mais 48 000 novos empregos. O que é que aconteceu durante o seu governo? Entre Março de 2002 e Março de 2005, Portugal perdeu 37 000 novos empregos. É esta a diferença entre este Governo e o governo anterior!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Não vale a pena «tapar o sol com a peneira»!

O Orador: — No vosso tempo perdiam empregos, mas neste Governo a economia já gera empregos.
Por isso lhe pergunto se o Sr. Deputado acha que tem autoridade moral ou política para vir falar de emprego a este Governo,…

Vozes do PSD: — Tem, tem!

O Orador: — … quando o emprego desceu no tempo do seu governo e aumentou com este Governo.

Aplausos do PS.

É a primeira vez que isto sucede, ou seja, 2006 foi o primeiro ano, nos últimos cinco, em que o emprego cresceu. Ora aí está um resultado, e um bom resultado! O Sr. Deputado fala de economia. Em relação ao crescimento deste ano, que ainda não sabemos quanto é, uma coisa lhe garanto: o crescimento deste ano será superior ao crescimento acumulado durante os três anos em que o senhor fez parte do governo. Isso lhe garanto!

Aplausos do PS.

O senhor acha pouco? O Sr. Deputado queixa-se de que este Governo, em 2 anos, ainda não resolveu os problemas todos que existem e que foram problemas que os senhores deixaram, durante os três anos em que fizeram parte do Governo.

Aplausos do PS.

Mas quer mais resultados, Sr. Deputado? Eu dou-lhos! Nas exportações, este é o primeiro ano em que exportações mais cresceram no nosso país. Vamos ter, ao nível das exportações, um resultado absolutamente extraordinário! O resultado das exportações vai ser acima de 8,5, o que já não acontecia há muitos anos.

O Sr. Presidente: — Sr. Primeiro-Ministro, tem de concluir.