O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | I Série - Número: 068 | 4 de Abril de 2007

A Sr.ª Helena Terra (PS): — A interpelação é à Mesa!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Mas o Ministro dos Assuntos Parlamentares não falou para a Mesa!

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Srs. Deputados, façam o favor de deixar o orador intervir.

O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — Sr. Ministro, V. Ex.ª, peço-lhe imensa desculpa, como se diz na gíria, tentou «fazer o pino», mas foi incapaz de desmentir uma única das afirmações que fiz daquela Tribuna: que o Sr. Primeiro-Ministro telefonou meia dúzia de vezes para o jornal Público…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — «Furibundo»!

O Orador: — … e ligou furibundo para a SIC; que os assessores do Primeiro-Ministro ligaram para a Rádio Renascença…

O Sr. Alberto Arons de Carvalho (PS): — Qual é o problema?

O Orador: — … e ameaçaram o Director de Informação para retirar a notícia, senão metiam-no em tribunal.

O Sr. Alberto Arons de Carvalho (PS): — Isso não é verdade! Isso é falso!

O Orador: — O Sr. Ministro, sobre isso, não desmentiu uma única linha; fez uma intervenção em que, sobre a notícia em questão, não conseguiu desmentir uma única linha! E porquê, Sr. Ministro?

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Nem coragem teve!

O Orador: — Porque, como V. Ex.ª sabe melhor do que eu, os assessores do Primeiro-Ministro ligam para as redacções não apenas para «pôr um laço bonito», conforme referi, nas medidas que o Governo vai lançando naquela fúria da propaganda socialista — não apenas para isso, e já isso é questionável — mas também para condicionar, para manipular, para ameaçar, inclusive com o recurso aos tribunais,…

O Sr. Alberto Arons de Carvalho (PS): — Isso não é verdade!

O Orador: — … se as notícias não servem ao Governo! Essa é que a questão, Sr. Ministro!! E V. Ex.ª não desmentiu uma única das minhas afirmações porque, como sabe bem melhor do que eu, infelizmente é isso que compõe o quotidiano dessas pessoas, para vivermos neste País virtual…

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Faça favor de concluir, Sr. Deputado.

O Orador: — … da propaganda, da manipulação, do «controleirismo», conforme tive oportunidade de dizer daquela Tribuna, ainda na passada sexta-feira.
Mas nós não temos medo, nós não vamos calar a nossa voz! O que está em causa é a sociedade democrática, são os esteios da sociedade democrática, e o Sr. Ministro pode ter a certeza de que estaremos sempre aqui, na primeira linha, a lutar…

A Sr.ª Helena Terra (PS): — Só lhe falta o cavalo branco!

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Faça favor de terminar, Sr. Deputado.

O Orador: — … — vou terminar, Sr. Presidente — para que a liberdade de expressão, a liberdade de informar e o direito ao bom-nome sejam, de facto, uma realidade na sociedade portuguesa de hoje!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para uma declaração política, tem a palavra o Sr. Deputado João Semedo.

O Sr. João Semedo (BE): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O Tribunal de Contas divulgou, na passada semana, os resultados da primeira auditoria realizada por esta instituição ao funcionamento