23 | I Série - Número: 110 | 7 de Setembro de 2007
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Muito bem!
O Orador: — Este Governo está a caminhar para um beco sem saída.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Muito bem!
O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Nuno Santos.
O Sr. Pedro Nuno Santos (PS): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O autismo e a cegueira da oposição são absolutamente incompreensíveis. O País está a mudar e isso é bem visível a nível nacional e internacionalmente. Mas já lá iremos.
Sabemos melhor do que ninguém as dificuldades que muitos portugueses ainda atravessam. Nunca quisemos esconder a realidade ainda preocupante do desemprego em Portugal — é por isso que continua a ser a nossa maior prioridade —, mas soubemos sempre que a única forma de invertermos um quadro de elevado desemprego e de estagnação económica era através da aposta na modernização tecnológica do País, na criação de um ambiente mais favorável aos negócios e na qualificação dos portugueses.
Mais cedo do que muitos esperavam, a estratégia e o rumo seguidos pelo Partido Socialista começaram a produzir importantes resultados, reconhecidos e confirmados internacionalmente. De País habituado aos últimos lugares dos vários rankings internacionais de competitividade, Portugal transformou-se, hoje, num País determinado a recuperar o seu atraso e a avançar mais depressa do que os outros na construção de uma economia do conhecimento e da inovação.
Vários rankings de várias organizações internacionais comprovam-no: Portugal foi considerado o Top Reformer pelo Banco Mundial pelos resultados obtidos com o novo processo de criação de novas empresas; subiu cinco lugares na última edição do seu ranking Doing Business.
Vozes do PSD: — Ahhh!…
O Orador: — Portugal subiu três lugares no Ranking Europeu de Disponibilização de Serviços públicos online; Portugal subiu também três posições no ranking do Accenture, que avalia a qualidade dos serviços públicos, à frente de países como a França, a Itália ou a Espanha.
Protestos do PSD.
Ainda recentemente foi conhecido o relatório anual sobre governação electrónica da Universidade de Brown,…
Protestos do CDS-PP.
… que coloca Portugal em sétimo lugar, numa lista de 198 países de todo o mundo (o segundo, no contexto da União Europeia a 27, só atrás do Reino Unido), ou seja, uma subida de 41 posições.
O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Vão longe!
O Orador: — Mas não são apenas estes números a razão do nosso contentamento.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Orador: — A tradução real de um melhor ambiente para os negócios é bem visível na captação do Investimento Directo Estrangeiro. Se em 2004 o Investimento Directo Estrangeiro tinha apresentado valores negativos na ordem dos 5,5 mil milhões de euros, em 2005, invertemos essa tendência e, em 2006, o investimento estrangeiro já atingia os 3,9 mil milhões de euros.
Se, em 2004, Portugal ocupava a décima oitava posição entre 30 países, em 2006, já ocupava a sétima posição no ranking da captação de Investimento Directo Estrangeiro.
O investimento da CISCO Systems, na ordem dos 36 milhões de euros, num centro de operações de vendas em Lisboa, o da Nokia Siemens Network, de 23 milhões de euros, num novo centro de inovação mundial em Aveiro, ou o da IKEA são apenas alguns exemplos que ilustram bem que o trabalho que está a ser feito pelo Governo e pelo País está a produzir resultados.
Os dados provisórios para o crescimento do PIB no primeiro semestre deste ano são mais um indicador do novo momento que o País atravessa.
Protestos do PCP.
A nossa economia cresceu 1,8% no primeiro semestre de 2007!