25 | I Série - Número: 110 | 7 de Setembro de 2007
Protestos do PSD.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Querem ver que foi o Governo que inventou a Internet!?…
Risos do PSD.
O Orador: — Esse é o único caminho possível para que a juventude portuguesa possa ter um futuro mais próspero e seguro do que aquele que tem tido.
O Sr. Alberto Martins (PS): — Isso é bom!
Protestos do PSD e do CDS-PP.
O Orador: — São muitos os jovens portugueses que atravessam dificuldades, mas conhecem o que está a ser feito e sabem que o que está a ser feito é o que era preciso ser feito para que possam ter futuro no seu país.
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Agora, estamos mal quando o líder da oposição é absolutamente incapaz de ser inovador nas propostas que apresenta à juventude portuguesa; estamos mal quando o líder do maior partido da oposição não só é incapaz de trazer propostas novas para o debate político como é capaz de apresentar, como novas, medidas que já estão em vigor.
O Dr. Marques Mendes veio prometer aos jovens licenciados estágios profissionais. Os jovens licenciados portugueses sabem bem do que estava a falar o líder do PSD porque beneficiaram deles, pelo menos 21 500, só em 2006.
O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Bons resultados!
O Orador: — Podemos até dizer ao Dr. Marques Mendes que a iniciativa é um sucesso…
O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Muito!
O Orador: — … e que a taxa de integração nas empresas onde estagiaram é de 70%.
O Sr. Presidente: — Pode concluir, Sr. Deputado.
O Orador: — A proposta que o PSD fez é boa, mas os jovens portugueses não precisaram do PSD para vê-la em prática — ela já é uma realidade!! O Dr. Marques Mendes veio propor apoios à contratação de jovens licenciados…
O Sr. Presidente: — Tem de concluir, Sr. Deputado.
O Orador: — Vou concluir, Sr. Presidente.
Mais uma vez, essa ideia do PSD é generosa e os jovens perceberam bem do que estava a falar, até porque 4091 jovens licenciados já foram integrados em empresas através de um programa de apoio à contratação de jovens licenciados — o Inov Jovem. Mas, para a pôr em prática, os jovens não precisam do PSD, porque ela já está em vigor! Reina o deserto de ideias nas hostes do PSD e, à falta de propostas, apresentam-se, como inovadoras, medidas que já estão em vigor.
O Sr. Presidente: — Tem mesmo de concluir, Sr. Deputado.
O Orador: — Concluo, Sr. Presidente, dizendo que nunca escamoteámos as dificuldades que muitos portugueses ainda atravessam, nunca quisemos vender ilusões, mas sabemos que o caminho que estamos a fazer é o único que podia ser feito, e sabemos que o estamos a fazer bem.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — A Mesa registou dois pedidos de esclarecimentos, sendo o primeiro do Sr. Deputado Diogo Feio, que, à luz do novo Regimento, dispõe para o formular dos mesmos 2 minutos que a resposta.
Tem a palavra, Sr. Deputado.