23 | I Série - Número: 008 | 6 de Outubro de 2007
parceiros europeus e a recuperar algum terreno».
Porém, não nos contentamos com a situação que vivemos na educação! Srs. Deputados, o Partido Socialista reconhece que há problemas graves no nosso sistema educativo,…
Vozes do PSD: — Ahhh!…
O Sr. João Bernardo (PS): — … mas a diferença é que não nos limitamos a constatar isso, agimos sobre o problema…
Aplausos do PS.
O Sr. João Oliveira (PCP): — Têm agravado o problema!
O Sr. João Bernardo (PS): — … e introduzimos normas de rigor e de exigência que os senhores não querem! É confrangedor ouvir um partido de esquerda dizer que o enriquecimento curricular é empobrecimento!
O Sr. João Oliveira (PCP): — O que os senhores fizeram foi isso!
O Sr. João Bernardo (PS): — Lamento ouvir dizer isto de quem deveria defender a escola pública de qualidade!
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. João Oliveira (PCP): — Os senhores empobreceram o currículo: transformaram em facultativo o que era obrigatório!
O Sr. João Bernardo (PS): — Dizem que o facto de as nossas crianças passarem a aprender o inglês e a educação artística, a ter educação física e refeições nas escolas é empobrecer o nosso sistema educativo! Já não compreendo o que é enriquecer o sistema!!...
Vou só dar-lhe dois números irrefutáveis, Sr. Deputado: no 1.º ciclo do ensino básico, no ano lectivo de 2005/2006, 47% das escolas forneciam refeições; no ano passado, um ano depois, 79% das escolas passaram a servir refeições!
A Sr.ª Isabel Jorge (PS): — Isso para nada conta!
O Sr. João Bernardo (PS): — Sr. Deputado, a escola a tempo inteiro, que a nós, Partido Socialista, é muito cara, no ano lectivo de 2005/2006…
Protestos do Deputado do PCP João Oliveira.
Quer saber quem paga, Sr. Deputado? Paga o Estado! Sr. Deputado, lamento ter de informá-lo que o Orçamento do Estado para este ano contemplava 90 milhões de euros para este fim específico!
Aplausos do PS.
Quero dizer-lhe, também, que em 2005/2006 só 42% das escolas portuguesas tinham escola a tempo inteiro e que um ano depois essa percentagem passou para 89%!
Protestos do Deputado do PCP João Oliveira.
Devo dizer-lhe, igualmente, que o enriquecimento curricular de um ano para o outro passou de 67% para 90%! Estas são as verdades, o resto são palavras, palavras soltas que não colam à realidade!
A Sr.ª Ana Drago (BE): — Se a política é tão boa por que é que os resultados são tão maus?
O Sr. João Bernardo (PS): — Quero desmentir, ainda, categoricamente essa questão de que os professores que dão enriquecimento curricular têm um vencimento de 4 €/hora. Está completamente enganado!
O Sr. João Oliveira (PCP): — Trago-lhe os recibos verdes de alguns deles!