O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

80 | I Série - Número: 014 | 8 de Novembro de 2007

Protestos do PSD.

Sei que o «agora» PPD/PSD — para usar as expressões do Sr. Deputado — tem inscrito no seu «ADN» a ideia de que democracia é foguetório. Mas não! Democracia é contraditório: nós falamos e depois ouvimos, para argumentar;…

Vozes do PSD: — Mas não respeitam!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … não falamos e fugimos!

Aplausos do PS.

Em segundo lugar, o Sr. Deputado manifesta o mesmo nível de confusão na citação que faz das minhas declarações proferidas na campanha eleitoral de 2005. Manifestamente, os senhores não conseguem reproduzir uma citação correctamente!

Risos do PS.

O Sr. Patinha Antão (PSD): — Por que é que não cita o Sr. Primeiro-Ministro?!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Em todo o caso, agradeço a oportunidade que me dá para o convidar mais uma vez, ao Sr. Deputado Jorge Neto e ao PSD — o PPD/PSD ou o PSD, a mim tanto me faz! —,…

Risos do PS.

… em nome de quem o Sr. Deputado fala, a deixar o passado, a focar-se na agenda de trabalhos desta reunião plenária: discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2008!

Protestos do PSD.

Insisto: sobre o passado, sobre a questão de saber de quanto era o défice do Orçamento inicial para 2005, sobre a questão de saber como deve avaliar-se a política económica e financeira seguida pelos governos portugueses entre 2002 e 2005, melhor do que eu próprio, melhor do que qualquer elemento desta bancada, melhor do que qualquer elemento da bancada da maioria, caracterizou-o um protagonista da cena política, ao dizer: «três anos…» — não foram dois! — «… de uma orientação estratégica económica errada, cujo resultado do défice orçamental previsto para 2005 confirma de forma insofismável». Quem o diz não é o Governador do Banco de Portugal, não é este humilde Ministro dos Assuntos Parlamentares, é o Dr. Luís Filipe Menezes — na página 23 do livro Coragem de Mudar!

Aplausos e risos do PS.

Portanto, não discuto a política interna do PSD.

Vozes do PSD: — Não!…

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Se o Dr. Santana Lopes quer embaraçar o Dr. Luís Filipe Menezes,…

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Não sabe é falar de mais nada!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … se a bancada parlamentar do PSD quer embaraçar a direcção política do PSD, se a bancada do PSD quer fazer deste debate um ajuste de contas com a actual Direcção do PSD, se o PSD quer, neste debate, regressar aos termos de uma discussão que foi encerrada pelo actual Presidente do PSD — uma orientação económica errada e de um défice orçamental previsto para 2005 que o demonstra de forma insofismável —, essa é uma questão interna do PSD! O que peço é que não façam deste debate o que tentaram fazer nas comissões parlamentares, porque este não é um debate num congresso do PSD, nem no congresso passado nem no congresso futuro.

O Sr. Patinha Antão (PSD): — Não se preocupe com isso, preocupe-se com a propaganda!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Vamos ao único argumento que o Sr. Deputado Jorge