O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

35 | I Série - Número: 021 | 6 de Dezembro de 2007

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro da Administração Interna.

O Sr. Ministro da Administração Interna: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Jorge Machado, queria dizerlhe o seguinte: a lei é para cumprir por todos e as forças de segurança não são instrumento de ninguém em particular.

O Sr. Jorge Machado (PCP): — Mas estão a ser instrumentalizadas!

O Sr. Ministro da Administração Interna: — Era bom que o Sr. Deputado esclarecesse bem qual é o seu pensamento acerca de piquetes de greve que, em vez de esclarecerem os manifestantes, impedem a entrada em instalações. Concorda com isso?

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Onde é que isso aconteceu?

O Sr. Ministro da Administração Interna: — Aconteceu na Valorsul, à vista de toda a gente!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — É mentira!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Está filmado!

O Sr. Ministro da Administração Interna: — Para completo esclarecimento, era bom que o Sr. Deputado nos dissesse se acha que é ilegítimo exigir a manifestantes que façam um pré-aviso com 48 horas de antecedência;»

O Sr. João Oliveira (PCP): — Ilegítima é a intimidação!

O Sr. Ministro da Administração Interna: — » era bom que dissesse se concorda com a lei ou se entende que a lei deve ser violada quando lhe convém.
Sr. Deputado Nuno Magalhães, em relação aos números, repito e insisto: não estou aqui a ofender ninguém, nem a chamar mentiroso a ninguém.

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Agora não!

O Sr. Ministro da Administração Interna: — Mas afirmei que era mentira dizer que os números estavam a subir, quando eles estão, efectivamente, a descer. E não há números que eu esconda! Certamente, o Sr. Deputado não vai invocar a defesa da honra quando lhe disser que seria ridículo eu vir com estatísticas sobre cifras negras — valha-me Deus!

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — Também as há!

O Sr. Ministro da Administração Interna: — Em relação ao resto, digo-lhe o seguinte: a criminalidade juvenil e grupal está a diminuir (a juvenil 19,6% e a grupal 10%); o carjacking subiu 10,3% (já o disse!) e subiu também o roubo a postos de abastecimento de combustível, em 3,9%.
Temos de respeitar os números fornecidos pelas forças de segurança. Não basta proclamar o respeito em geral pelas forças de segurança, temos de respeitar o seu trabalho, confiando nele,»

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Com certeza!

O Sr. Ministro da Administração Interna: — » confiando nos nõmeros que transmitem.
Portanto, com essa confiança, o que estou sempre a dizer é que, durante esse conjunto de meses, que é expressivo — como não sou futurólogo, não posso considerar Dezembro, que ainda não acabou! — , a