13 | I Série - Número: 025 | 13 de Dezembro de 2007
O Sr. João Semedo (BE): — Pensa que algum idoso se sente confortável, mais acompanhado, mais seguro, mais confiante no fim da sua vida sabendo que pode ficar em casa e morrer à espera de uma ambulância?! É esse o interior do País que desejam?!
O Sr. Luís Fazenda (BE): — Muito bem!
O Sr. João Semedo (BE): — A terminar, pergunto: não considera que, com esta política, estão a tornar o interior do País no «quarto escuro» onde põem os portugueses que querem ficar de castigo?!
Aplausos do BE.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Deputado Hélder Amaral.
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Mota Andrade, também ouvi com muita atenção o seu discurso, que, no fundo, é um copy and past dos discursos feitos anteriormente por qualquer outro Deputado e por qualquer membro do governo — do Partido Socialista, obviamente!… — de que o interior está desprotegido mas que têm soluções. Contudo, o que importa é falarmos das soluções que apresentam.
O Sr. Deputado referiu as infra-estruturas e benefícios fiscais. Vamos começar por estes últimos.
Considera que pode falar nesta matéria depois da retirada de todos os serviços, do encerramento de escolas e de hospitais?
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Para não dizer que invento, vou dar-lhe apenas um exemplo, entre os imensos que teria para dar: Gouveia está sem internamento nem centro de saúde a partir de 20 de Dezembro, embora haja um novo, que ainda não está inaugurado.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — O Sr. Deputado José Junqueiro conhece bem isso!
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Disse, depois, o Sr. Deputado que inauguraram novas vias de acesso.
Sr. Deputado, só não me rio porque estamos a falar de assuntos que merecem toda a seriedade!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Muito bem!
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Do que é que estamos a falar? Estamos a falar do Sr. Ministro das Obras Públicas, Sr. «Ministro do deserto», que, porventura, fazia todo o sentido que aqui estivesse, já que falamos de desertificação…
Aplausos do CDS-PP.
Estamos a falar do comboio de alta velocidade que regressa a Viseu? Já perdemos a estação e já perdemos o comboio, mas agora sabemos que o Sr. Ministro das Obras Públicas vai pôr o TGV em Viseu.
Tratou-se de uma promessa feita para 2017 numa reunião da Federação do Partido Socialista realizada em Viseu. Isto é verdade ou o jornalista terá ouvido mal?
O Sr. Luís Fazenda (BE): — Isso foi na Feira de São Mateus!…
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Para não falar só da minha região, relativamente a Trás-os-Montes (que, julgo, conhece bem), tenho outro artigo que refere que o Sr. Primeiro-Ministro Sócrates garante, para 2011, 400 km de novas estradas.
Sr. Deputado, com a seriedade com que se fizeram essas promessas, para 2017, poderei prometer, para 2037, uma praia em Bragança!…
Risos do CDS-PP.