24 | I Série - Número: 039 | 25 de Janeiro de 2008
De facto, é verdade que o Sr. Ministro aparece todos os dias na televisão. É um Ministro um pouco acossado e que está sempre a reagir, tais são as críticas, e justas, das populações por todo o País. E sistematicamente tem que responder perante situações dramáticas.
Queria aqui dizer, com muita franqueza, que não aceitamos que o Sr. Ministro nos limite o direito de discutir todas as situações de insuficiência dos serviços, mesmo quando se dão casos dramáticos. Não queremos aproveitar os casos dramáticos, contudo o Sr. Ministro e o Governo é que não estão imunes à crítica por os casos serem dramáticos.
Vozes do PCP: — Claro!
O Sr. Manuel Pizarro (PS): — Os senhores querem é outra coisa!
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E eles devem servir para apreciar a realidade que decorre da política do Governo: a realidade dos encerramentos dos serviços.
É verdade, andamos há várias semanas a procurar reunir com o Sr. Ministro da Saúde. E foi para que o Sr.
Ministro venha à Comissão que o PCP anunciou, na sexta-feira passada, o uso de um dos seus poucos direitos potestativos em relação às comissões.
Entretanto, parece que o Sr. Ministro já tinha combinado com a Sr.ª Presidente da Comissão de Saúde vir cá, embora umas horas antes de o PCP pedir o agendamento potestativo dessa reunião mais ninguém na Comissão tenha sido informado disso.
Mas queria aqui fazer um desafio ao Partido Socialista e ao Governo: se o Sr. Ministro tem coragem para vir reunir connosco não venha no dia em que também vem o Primeiro-Ministro.
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Muito bem!
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Que o Sr. Ministro não se queira esconder atrás do Primeiro-Ministro aquando do debate quinzenal com o Parlamento!
Protestos da Deputada do PS Maria Antónia Almeida Santos.
Que venha cá num dia que nos permita dar toda a atenção pública ao debate com o Ministro da Saúde! Que venha cá no dia 28, que venha cá no dia 29! Que não se esconda atrás do Primeiro-Ministro, que é o que o Governo quer fazer com esta marcação para o dia 30!
Aplausos do PCP.
A Sr.ª Maria de Belém Roseira (PS): — Sr. Presidente, peço palavra.
O Sr. Presidente: — Para que efeito, Sr.ª Deputada?
A Sr.ª Maria de Belém Roseira (PS): — Sr. Presidente, sob a forma de interpelação à Mesa, queria prestar uma informação.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr.ª Deputada.
A Sr.ª Maria de Belém Roseira (PS): — Sr. Presidente, o Sr. Ministro da Saúde comunicou-me, na quintafeira à noite, que estaria disponível para vir à Comissão de Saúde no dia 30. No dia 29, a Comissão irá efectuar visitas às Administrações Regionais de Saúde do Norte e do Centro.
Queria, pois, prestar este esclarecimento, acrescentando que solicitei ao secretariado da Comissão de Saúde para informar, por e-mail, todos os Srs. Deputados sobre a disponibilidade do Sr. Ministro para vir cá no próximo dia 30.