O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 | I Série - Número: 055 | 6 de Março de 2008

O Sr. João Oliveira (PCP): — Vou ainda referir-me a outra questão, que importa salientar relativamente à sua intervenção.
Há uma expressão popular que se aplica bem à sua intervenção: a Sr.ª Deputada veio, aqui, «cumprimentar o chefe com o chapéu dos outros»!

Risos do PCP.

O que a Sr.ª Deputada deveria dizer é que, apesar deste Ministério da Educação, os professores vão mantendo o sistema educativo em funcionamento!

O Sr. Bruno Dias (PCP): — Exactamente!

O Sr. João Oliveira (PCP): — Que apesar do Estatuto da Carreira Docente, que este Governo aprovou contra os professores, os professores mantêm o sistema educativo em funcionamento!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Muito bem!

O Sr. João Oliveira (PCP): — Que apesar do regime de avaliação que o Governo utiliza para perseguir os professores, estes mantêm o sistema educativo em funcionamento! Que apesar do modelo de gestão, que irá burocratizar, dificultar e degradar o funcionamento das escolas, os professores certamente continuarão a manter o sistema educativo em funcionamento!

O Sr. António Filipe (PCP): — Muito bem!

O Sr. João Oliveira (PCP): — A pergunta que quero colocar-lhe é no sentido de saber se o Partido Socialista insiste nesta ideia de fazer reformas contra as pessoas que mantêm o sistema educativo em funcionamento, isto é, contra os professores deste País!

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Manuela Melo.

A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado João Oliveira, muito obrigado pela sua pergunta.
Respondo-lhe que insistimos. Insistimos em fazer reformas que não são contra a maioria do povo português, como o senhor diz.

O Sr. João Oliveira (PCP): — São!

A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Não são, não! Olhe que não! Olhe que não! Onde é que já ouvi isto?...
Mas — já estamos habituados —, o Sr. Deputado fala numa posição muito simpática: é que há 30 anos que o PCP diz mal das medidas dos governos na área da educação, e em todas as outras áreas, mas há 30 anos que não tem, e provavelmente nunca terá, de levar à prática o que defende, porque então, sim, é que veríamos da sua validade!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Continuem assim que vão ver!…

O Sr. Bruno Dias (PCP): — Grande conceito de democracia!