O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 | I Série - Número: 055 | 6 de Março de 2008

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — … mas queremos um princípio de avaliação de professores que seja simples, sem burocracia e justo.
Hoje, Sr.ª Deputada, vou falar-lhe da matéria da simplicidade. Segundo o jornal Expresso, o decreto regulamentar que os senhores apresentaram redunda num esquema com várias operações.

Neste momento, o orador exibe um esquema de avaliação de professores em forma de organigrama.

Este esquema tem várias cores para ser mais facilmente entendível.
Mas o esquema é ainda mais complexo de acordo com o que nos foi transmitido pela Associação Nacional de Professores.

Neste momento, o orador exibe um outro esquema de avaliação de professores também em forma de organigrama.

Portanto, é muito difícil saber o que vai ser aplicado, como é que se faz esta avaliação, que é burocrática e feita a meio de um ano lectivo.

Aplausos do CDS-PP.

Quando os professores se deveriam estar a preocupar com os seus alunos e com as suas avaliações têm despachos, têm burocracia e têm mais reuniões! Não sei se na tal «manifestação» que o Governo vai fazer no Porto o Sr. Primeiro-Ministro, utilizando aquela fórmula do «sim, nós acreditamos», irá dizer: «Sim, nós acreditamos que é possível perceber este esquema de avaliação»; «Sim, nós acreditamos que ainda é possível fazer um mais complicado». Não sei se o acto de fé é este! Sr.ª Deputada, explique-me como é que estes esquemas passam no Simplex!

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Manuela Melo.

A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Diogo Feio, registo, uma vez mais, que para o trabalho de bancada vem o Sr. Deputado e para o trabalho de «formiguinha», em comissão, continua a ser o Sr. Deputado José Paulo Carvalho a dar a cara. É bem interessante…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E onde é que está o Deputado Luiz Fagundes Duarte?

A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Em Chicago!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Ah, bom!

A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Mas registo-o positivamente, visto que Sr. Deputado Diogo Feio teve responsabilidades na área da educação e, portanto, também está neste «barco» de defesa de uma escola em relação à qual, seguramente, o seu modelo e o nosso não coincidem. Mas, enfim, ambos trabalhamos nesta área.
Em relação à ficha que tanto o preocupa, queria dizer-lhe o seguinte: efectivamente, o esquema de avaliação de professores pode ser complexo, mas tem matéria para ser estudado, analisado e explorado. Já o seu sistema seria este…

Neste momento, a oradora mostra uma folha em branco.