27 | I Série - Número: 055 | 6 de Março de 2008
A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Zero! Estamos a discutir o quê? Estamos a discutir entre um modelo e «zero modelos»!
Vozes do PS: — Claro!
A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Por outro lado, o Sr. Deputado Emídio Guerreiro falou na confusão, na pressa, nos erros…
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Do que falei foi dos modelos de avaliação que há lá fora!
A Sr.ª Manuela Melo (PS): — Sr. Deputado, é capaz de explicar às escolas e aos professores como é que desmantelavam a escola pública em seis meses, sem provocar qualquer atrito?
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Tem a palavra o Sr. Deputado Diogo Feio.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Manuela Melo, começo por dizer que penso que deve ter uma referência de louvor, porque, finalmente, alguém do Partido Socialista veio defender a política de educação deste Governo — foi a Sr.ª Deputada — e uma referência de louvor, também, porque, finalmente, responderam a um repto que o CDS fez para que o Partido Socialista assumisse as suas posições em matéria de educação.
A Sr.ª Deputada veio falar-nos aqui de resultados, veio trazer-nos estatísticas, mas deixe-me que lhe diga que, em relação ao ensino secundário, teria ficado bem ao Partido Socialista referir que muitos dos resultados que, neste momento, são apresentados — por exemplo, em relação ao ensino profissional e aos cursos tecnológicos — devem-se a uma reforma que foi feita pelo Ministério da Educação liderado, na altura, pelo Prof. David Justino.
Vozes do CDS-PP: — Bem lembrado!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Era importantíssimo que o Partido Socialista o tivesse dito.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — É verdade, é!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Já agora, uma vez que também falou de estatísticas, era bom que trouxesse não apenas as quantitativas mas as relativas à qualidade do que se ensina nas nossas salas de aulas. Esse, sim, é o plano essencial. Aí estamos a melhorar, Sr.ª Deputada?! E os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment)? Não pioraram?! Os resultados dos exames não têm piorado?! Pode afirmar, com 100% de razão, que o que é hoje ensinado aos nossos alunos tem melhorado? Esta, sim, é que é a questão essencial.
A Sr.ª Deputada está disponível para modificar um discurso centrado na escola pública e falar de serviço público de educação que deve ser dado por escolas com qualidade e com liberdade de escolha, como, por exemplo, o CDS prevê?
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Já agora, Sr.ª Deputada, por que é que não falou, no seu discurso, das matérias do estatuto do aluno, do regime do ensino especial ou, então, da avaliação de professores? Sobre esta última matéria, o CDS é muito claro: nós somos favoráveis à ideia de que se avalie os professores,…
Vozes do PS: — À ideia!…